Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/13648
Título: Dificuldades na compreensão leitora : o processo inferencial como estratégia a utilizar em textos
Autor: Ferreira, Maria de Lurdes Maia
Orientador: Ribeiro, Célia
Simões, Cristina
Palavras-chave: Dificuldades de Aprendizagem na Leitura
Compreensão Leitora
Questões Inferenciais no Texto Narrativo
Guião Didático
Learning Difficulties in Reading
Comprehension Reader
Inferential Issues in Narrative Text
Guided Script
Data de Defesa: 30-Nov-2012
Resumo: O interesse da investigação pela compreensão leitora deve-se ao facto da leitura assumir um papel determinante na aprendizagem e no sucesso escolar e profissional. A leitura é considerada como uma ferramenta indispensável que permite aos leitores aceder a um conjunto de experiências e conhecimentos. Desta forma, e dada a importância que lhe é atribuída, é crucial conhecer e compreender os seus métodos e modelos de aquisição, os processos que lhe são subjacentes, as componentes que a constituem, bem como as estratégias e metodologias de ensino, como forma de se poder desenvolver práticas mais consistentes, eficazes e adequadas aos alunos para prevenir o desenvolvimento de dificuldades de aprendizagem (DA) na compreensão leitora. O objetivo geral deste trabalho consiste, assim, em verificar e compreender a eficácia da implementação de metodologias e estratégias de compreensão leitora junto de alunos do 2.º ano de escolaridade com e sem DA. Optámos pela abordagem qualitativa, através de uma observação participante, em que fizeram parte deste estudo 40 alunos de duas turmas do 2.º ano de escolaridade, de uma Escola Básica do concelho de Viseu. Os resultados obtidos levam-nos a concluir que a aplicação de metodologias e estratégias de questões inferenciais contribui para desenvolver e aperfeiçoar a compreensão leitora, em alunos com e sem DA.
The interest of research by reading comprehension due to the fact of reading play, an important role in learning and success in school and professionally. Reading is regarded as an indispensable tool that allows readers to access a set of experiences and knowledge. Thus, given the importance attached to it, is crucial to know and understand their methods and acquisition models, the processes underlying it, the components that constitute it, as well as the strategies and teaching methodologies as a way of be able to develop more consistent practices, effective and appropriate for students to prevent the development of learning difficulties (LD) in reading comprehension. The overall goal of this work is therefore to understand and verify the effectiveness of the implementation of methodologies and strategies of reading comprehension among pupils secondary school with and without LD. We chose a qualitative approach, through participant observation, in which took part in this study, 40 students from two classes of two on a Primary School in the municipality of Viseu. The results lead us to conclude that the application of methodologies and strategies of inferential questions helps to develop and improve reading comprehension in students with and without LD.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/13648
Aparece nas colecções:R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
DEGS - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
maria maia.pdf4,91 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.