Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/13639
Título: O contributo da animação sociocultural para o desenvolvimento pessoal e social de alunos com Necessidades Educativas Especiais no 1º Ciclo do Ensino Básico
Autor: Vilardouro, Catarina Ferreira
Orientador: Ribeiro, Célia
Simões, Cristina
Palavras-chave: Educação Especial
Animação Sociocultural
Animador Sociocultural
1º Ciclo do Ensino Básico
Desenvolvimento Pessoal e Social
Special Educational Needs
Sociocultural Animation
Sociocultural Animator
Primary School
Personal and Social Development
Data de Defesa: 11-Fev-2013
Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar o contributo da animação sociocultural (ASC) para o desenvolvimento pessoal e social de alunos com necessidades educativas especiais (NEE), no 1º ciclo do ensino básico. A ASC está dotada de um conjunto de fundamentos teóricos, de métodos e de práticas, aplicados a objetivos da realidade social, potenciando momentos de recreação e lazer junto de alunos com estas características. Nesta investigação pretendemos, também, realçar o papel do animador sociocultural na intervenção com estes alunos, no 1º ciclo do ensino básico. Neste sentido adaptamos um questionário dirigido a docentes de educação especial (EE), total de 100, que se encontravam a lecionar em escolas do mesmo nível de ensino, de forma a analisar o seu contributo. Com base nos dados obtidos é possível concluir que a escola tem um papel fundamental no desenvolvimento pessoal e social dos alunos com NEE, pois é o local onde se adquirem regras, responsabilidades, formas de executar as tarefas do dia-a-dia, a ler, a escrever e a preparar-se para a inserção no mundo profissional, podendo a ASC dar o seu contributo. Verificamos que o papel do animador sociocultural é considerado importante, tendo estes técnicos uma influência na motivação, no desenvolvimento das potencialidades criativas e da socialização, apoiando na promoção do sucesso na escola e na vida social.
This study aims to analyze the contribution of sociocultural animation in personal and social development of students with special educational needs while in primary school. Sociocultural animation is endowed with a set of theoretical and practical methods which are applied to achieve several goals in social reality, providing students with with these characteristics, moments of pleasure and leisure. In this research we also intend to highlight the role of the sociocultural animator in his intervention with these students in the primary schools. In this sense we modified a questionnaire directed to special education teachers total of 100 who were teaching in schools of the same level of education in order to examine their contribution. According to the results we can conclude that primary schools play an key role in personal and social development of students with special educational needs, because it is at school that these students learn rules, responsibility, how to accomplish daily tasks, to read, to write and to get ready for the world of work, the sociocultural animation can make their contribution. We found out that the role of the sociocultural animator is important, he has great influence in students motivation, in the development of creative potential and socialization, support in promoting success in school and in social life.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/13639
Aparece nas colecções:DEGS - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
tese20maio Catarina Vilardouro.pdf1,62 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.