Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/13636
Título: Ensinando por “navegação à vista” : relatório reflexivo teoricamente fundamentado
Autor: Cruz, Maria da Conceição Ribeiro da
Orientador: Ribeiro, Célia
Data de Defesa: 16-Nov-2012
Resumo: Segundo os seus biógrafos, as últimas palavras de Miguel Ângelo foram: “morro quando acabei de aprender o a, b, c da arte…“; quando olho para os anos passados a ensinar sinto que estou a compreender apenas agora, as bases desta complexa arte e que, na altura, reagi segundo os contextos e problemas que surgiram, num processo de intuição, de investigação - ação, por navegação à vista… . Serve este texto escrito como relatório reflexivo, sobre a evolução da atividade profissional e respetivo desempenho como docente. A realidade impôs assuntos prementes, como problemas específicos da educação, no terceiro ciclo e secundário, que são sintetizados em duas questões principais: como promover e desenvolver o raciocínio lógico formal ao nível de exigência da ciência e da tecnologia do século XXI? E como promover e desenvolver um raciocínio moral coerente e responsável, por forma a decidir sobre as questões, éticas e morais, complexas da atualidade? Tentar-se-á, ao longo do texto, fazer não uma descrição meramente sequencial dos factos mais importantes e determinantes, mas uma exposição reflexiva desses mesmos factos, enquadrando-os na época, e sua evolução nos contextos e nas correntes de pensamento, tentando responder às questões anteriores, que se consideram fundamentais e centrais no ensino. O relatório agora presente, está teoricamente fundamentado nas correntes de pedagogia, à época em presença e nas linhas orientadoras atualmente vigentes. Este trabalho está dividido em três partes, constando sucintamente cada uma delas, dos assuntos seguidamente descriminados. Primeira parte : Análise do contexto escolar português. Considerações sobre: A sociedade ao longo do século XX; A escola desenvolvida no século passado; Sobre o início da atividade docente. Nesta primeira parte se apresentam as interpretações, muito próprias, sobre os contextos sociais do início do século XIX e até ao século XXI, como evolução numa continuidade económica e social. Se resume o início da carreira docente, no Liceu de Mirandela (depois escola secundária), seguida de estágio pedagógico no Liceu Nacional do Funchal (depois escola secundária) e o ingresso no Quadro de Nomeação Definitiva na Escola Secundária Fernão de Magalhães em Chaves, indicando as dificuldades havidas nesse início de carreira. Segunda parte: A construção da pessoa como docente. Descrição e análise: Das limitações encontradas no terreno; Da evolução da carreira profissional; Das mudanças procuradas e alcançadas. Nesta fase, já de desenvolvimento, que constitui a segunda parte da carreira, se analisa a evolução da escola Portuguesa e da docência, como resposta do sistema, aos problemas concretos do “boom” nos segundo e terceiro ciclos do ensino unificado e do insucesso e abandono escolares, em parte daí decorrentes. Se analisam os anos de professora na Escola Secundária João de Araújo Correia em Peso da Régua, e o trabalho de acumulação no Colégio Salesiano de Poiares, além da passagem pelo departamento de Química na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Neste capítulo se reflete sobre a evolução da avaliação de alunos, sobre a gestão da escola e sobre a supervisão das funções docentes. Ainda se descrevem soluções implementadas e limitações encontradas. Terceira parte: Avaliação do desempenho docente. Balanço reflexivo: Sobre a escola portuguesa atual; Sobre a escola pública, que se pretende inclusiva; Apresentação de algumas sugestões e conclusões. Nesta última parte se tecem algumas considerações sobre o estado da educação, se apresentam algumas sugestões de melhoria, que nos parecem importantes para colmatar alguns dos problemas indicados e se conclui sobre algumas questões diagnosticadas nos capítulos anteriores. Descrever-se-á a nossa atuação como professora, que assumimos como intencional e de acordo com pensamentos e crenças próprias; apresentaremos reflexões sobre a forma particular de proceder que não foi rígida, mas antes adaptada às situações diversas, que ao longo dos anos surgiram e às quais tivemos de responder. Por último, também se apresentam algumas conclusões, a que a reflexão sobre as vivências e a experiência profissional conduziram. A maturidade física e profissional conduziram inevitavelmente a uma atitude reflexiva e crítica. Neste trabalho escrito, principiou-se por distinguir o contexto, a estrutura e a política vigente; tentou-se separar as finalidades políticas dos propósitos educacionais e entender os interesses em confronto; mas o distanciamento necessário a uma reflexão objetiva não é de todo possível, dado o observador ser parte integrante dos fenómenos que observa; nesta “navegação à vista“ só a honestidade intelectual e alguma intuição nos poderão ajudar a refletir neste estudo de caso, em que o próprio é protagonista e analista. Como afirmou Adam Smith: “Os grandes objetivos, (…) não são logicamente necessários para dar origem aos melhores desempenhos (…) objetivos elevados (…) isolados e sem apoio da necessidade de aplicação, raramente foram suficientes para dar origem a qualquer exercício profissional digno de nota” (1950, p.390).
According to his biographers, the last words of Michael Angelo were: “ I am dying when I have just finished to learn the a, b, c of art. (…) When I look back to the years as a teacher I feel that I am to only understand now the basics of this complex “art “ and that, back then, I reacted according to the contexts and problems that came up, in an intuition process and of inquiry – action done by sight navigation…”. This written text serves as a reflective report, on the evolution of my teaching activity and performance. Reality imposed questions as specific problems of education in the junior high and secondary school levels that are synthesized in two ultimate issues: how to promote and to develop the formal logical reasoning to the level of the requirement of science and the technology of the 21st century? And should we promote and develop a coherent and responsible moral reasoning, in order to decide on the complex ethical and moral, questions of today? Throughout the text I will attempt not to make a mere sequential description of the most important and determinative facts, but a reflective exposition of them, fitting these facts in time and their evolution in the contexts and schools of thought, trying to answer to the previous questions, which are considered fundamental and in the centre of education. The present report, is theoretically based on schools of pedagogy to the time in force and the current guidelines. This work is divided into three parts, consisting each one of them, of the following subjects. First part: Analysis of the Portuguese school context. Considerations on: The society throughout the twentieth century; The school development in the last century; On the beginning of the teaching activity. In this first part there are presented interpretations on the social contexts of the beginning of the 19th century until the 21st century on the evolution the economical and social continuity. It summarizes the beginning of the teaching career, in the Secondary School of Mirandela, followed by the pedagogical period of training in the National Secondary School of Funchal and the nomination as Form Teacher in the Secondary School Fernão de Magalhães in Chaves, indicating the difficulties had in this beginning of career. Second part: The construction of the person as a teacher. Description and analysis: The limitations found in the field; The evolution of the teaching career; The changes sought and reached. In this phase, already of development, that constitutes the second part of the career, takes place an analysis of the evolution of the Portuguese school and teaching, as a reply of the system, to the concrete problems of the boom in the intermediate and secondary schools and the subsequent school failure and abandonment, in part deriving from it. Then follows an analysis of the years as a teacher in the Secondary School João Araújo Correia in Peso da Régua, and the teaching in the public school Collegio Salesiano de Poiares apart from the work done at the department of Chemistry of the University of Trás-os-Montes e Alto Douro in Vila Real. In this chapter can be found the reflection done on the evolution of the evaluation of pupils, on the management of the school and the supervision of teaching functions. There are also reported the implemented solutions and the limitations that were found. Third part: Evaluation of the teaching performance. Reflective balance: About the current Portuguese school; About the state school, that intends to be inclusive; Presentation of some suggestions and conclusions. In this last part are made some considerations on the state of the education, are presented some suggestions of improvement, that seem important to solve some of the indicated problems and are drawn some conclusions on the questions raised in the previous chapters. It will describe my performance as a teacher, assumed as intentional and according to own thoughts and beliefs. It will present reflections on particular forms to proceed that instead of being rigid, adapted to the diverse situations that unfolded throughout the years and had to be answered. There are also some conclusions presented resulting from the reflection of the work and the teaching experiences. The physical and professional maturity led inevitably to a reflective and critical attitude. This written work begins by distinguishing the context, the structure and the politics in force; the political purposes are separated from the educational intentions in order to understand the interests in confrontation. However, the necessary detachment for an objective reflection is not possible, given that the observer is an integrant part of these observations; in this “at sight navigation” only intellectual honesty and some intuition may help to reflect on this study case, where the same person is the protagonist and the analyst. As Adam Smith affirmed: “The great objectives, (…) they are not logically necessary to give origin to the best performances (…) high objectives (…) isolated and without support of the application necessity, they had rare been enough to give origin to any noteworthy professional exercise” (1950, p.390).
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/13636
Aparece nas colecções:DEGS - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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