Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/13629
Título: Social Media : a importância do Facebook na estratégia de comunicação
Autor: Mendes, Ana Isabel Peres Martins
Orientador: Machado, Joana César
Palavras-chave: Redes Sociais
Facebook
Interação com a Marca
Resposta do Consumidor
Social Networks Sites
Brand Interaction
Consumer Response
Data de Defesa: 8-Mar-2013
Resumo: O tema desta tese é a importância do Facebook na estratégia de comunicação das marcas. Tendo em vista esta questão, procuramos compreender, através da revisão de literatura, como é que uma marca pode criar valor com a sua presença no Facebook. Criar uma página nesta rede social permite à marca conversar com o consumidor, possibilitando que ouça as suas sugestões e opiniões e que o incentive a passar a palavra, em particular através da partilha de publicações da marca. Tendo em conta estes aspetos, tornou-se pertinente perceber os diferentes níveis de interação do consumidor com uma marca no Facebook, e o que motiva o consumidor a essas interações. De modo a perceber a influência das cinco principais motivações, indicadas pela literatura - a procura por informação, a influência social, o entretenimento, a confiança e a remuneração – sobre a interação do consumidor com uma marca, no Facebook, recorreu-se à realização de um estudo exploratório quantitativo, que resultou na aplicação de um questionário a 160 utilizadores do Facebook. Através deste estudo procuramos ainda compreender a importância dada à presença das marcas, no Facebook, e os diferentes tipos de interação dos consumidores com a marca. Os resultados do estudo indicam que, de entre as cinco motivações estudadas, a influência social, o entretenimento e a remuneração são as mais importantes para explicar a interação do consumidor com as marcas, no Facebook. O estudo demonstra a existência de níveis baixos de interação, em termos de contribuição e criação de COBRAs, em particular no que diz respeito a comentários e partilhas de publicações da marca e à criação de publicações por parte do consumidor diretamente na página da marca. Estas conclusões confirmam as principais indicações da revisão de literatura. Os resultados deste estudo permitiram-nos definir um conjunto de sugestões para que as marcas possam melhorar a interacção, e em particular, o nível de contribuição e criação de COBRA’s, por parte dos consumidores, nas suas páginas, no Facebook.
The theme of this dissertation is the importance of Facebook in brands’ communication strategy. Through the literature review we tried to understand how brands can create value through their Facebook profile. We found that Facebook can be a very effective media for brands to communicate with their clients, because this social network site allows brands to be aware of clients’ suggestions and opinions and to persuade them to make a favourable word-of-mouth, by sharing brands’ publications. In order to achieve a better understanding of these conclusions, we studied the different levels of interaction that consumers have brands on Facebook and the motivations behind these interactions. Literature review indicated there are five main motivations for consumers to interact with a brand on Facebook, namely the following: search for information, social influence, entertainment, trust and remuneration. To understand the influence of these five motivations, we developed a questionnaire which was replied by 160 Facebook users. Through this questionnaire we also tried to measure the importance consumers give to the presence of brands in Facebook and the different kinds of interaction between consumers and brands, in this social network. Results suggest that social influence, entertainment and remuneration are the three main motivations behind consumer-brand interaction, in Facebook. Results also indicate the existence of low levels of interaction, in terms of contribution and creation of COBRA’s (comments or shared posts), and even in terms of posts created by consumers in brands’ pages, in Facebook. This situation is corroborated by the literature review. According to the results of this research, we present several suggestions that can help brands improve the level and quality of consumer interaction, both in terms of contribution and creation of COBRA’s.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/13629
Aparece nas colecções:FEG - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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