Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/13617
Título: A poética da pessoa no espaço educativo : realidade e olhares
Autor: Morais, José Pissarra
Orientador: Batista, José Afonso Nunes
Data de Defesa: 9-Ago-2013
Resumo: A Poética da pessoa no espaço educativo. Realidade e olhares. Embora se trate de um percurso reflexivo sobre o espaço educativo e sobre as pessoas que nele habitam, centrámo-nos sobretudo nos olhos e no coração dessas mesmas pessoas, tendo consciência de que aquilo que importa verdadeiramente são os olhos e o coração de cada uma dessas pessoas. Ancorando-nos num passado por onde nos recusámos apenas a passar, num presente que é sobretudo dádiva e olhando para um futuro ao qual gostamos de chamar esperança, convocámos o coração, a sua linguagem e a sua pedagogia, para abraçar a pessoa inteira, inspirar alunos e educadores, e moldar as lentes com as quais eles veem diariamente a escola. As Práticas educativas podem ser mais ou menos ambiciosas, mas serão sempre e apenas práticas. Essas práticas tonar-se-ão pobres e vazias, se pobres e vazias forem as pessoas que as praticam. Só educadores com uma sólida formação humana, científica e pedagógica serão capazes de formar bons alunos e boas pessoas. A escola deve ser um lugar de aprendizagem e de formação para alunos e professores. Enquanto organização, também a própria escola aprende. As várias e diferentes barreiras impostas pela escola atual e os filtros existentes no contexto onde se situa este Relatório Reflexivo e Teoricamente Fundamentado, continuam a amordaçar gritos de seres humanos que simplesmente querem viver e aprender ao lado daqueles que têm a sua idade. Importa que nos centremos no essencial. Na pessoa. Na pessoa toda. Numa educação integral alicerçada em valores sólidos que respeitam esta dádiva chamada vida, e admiram profundamente a riqueza singular de cada ser humano.
The poetic dimension of the "self" in the educational environment. Reality and perceptions. Although it is a reflexive path about the educational space and about the people who inhabit it, we mainly focus upon the eyes and the heart of those people, being aware that what really matters are the eyes and the heart of each one of those people. Anchoring in a past where we just refuse to go through, in a present that is mostly a gift and looking for a future we like to call hope, we summon the heart, its language and its pedagogy to embrace the whole person, to inspire students and teachers and to mould the lenses with which they see school on a daily basis. The educational practices can be more or less ambitious, but they will always and only be practices. Those practices will become poor and shallow if poor and shallow those people are. Only educators with a solid human, scientific and pedagogical background will be able to shape good students and good human beings. School should be a place to learn and to form students and teachers. As an organization, the school itself learns. The various and different barriers imposed by the current school and the existing filters in context where this Reflexive Report and Theoretically Substantiated is, continue to muzzle hollers of people who just want to live and learn alongside their peers. What matters is that we should focus on the essential of the person. The whole person. In an integral education based on solid values that respect this gift called life, and deeply cherish the unique richness of each human being.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/13617
Aparece nas colecções:R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
DEGS - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
POÉTICA DA PESSOA REALIDADE E OLHARES.pdf1,03 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.