Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/13569
Título: Saúde comunitária : enfermagem mais perto
Autor: Martins, Paula Alexandra Marques
Orientador: Figueiredo, Amélia Simões
Palavras-chave: diagnóstico de saúde
diversidade cultural
intervenção comunitária
empoderamento
projeto de intervenção
health diagnosis
cultural diversity
community intervention
empowerment
intervention project
Data de Defesa: 25-Set-2012
Resumo: O presente relatório, no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem com a Especialização em Enfermagem Comunitária, pretende espelhar a Unidade Curricular Estágio, dividida em três módulos distintos, sendo que o primeiro e segundo foram realizados na Unidade de Cuidados na Comunidade - UCC Infante, mais concretamente no Centro de Saúde de Lagos e o terceiro foi realizado em Évora no âmbito de um Projeto Nacional, de uma Organização Não Governamental (ONG) Médicos do Mundo. A diversidade cultural é hoje uma realidade indiscutível nas sociedades, conduzindo a importantes mudanças nos seus diferentes contextos. No setor da saúde os desafios assumem especial relevância para os enfermeiros que intervêm na comunidade. No que respeita à área de abrangência da UCC Infante constata-se em todos os concelhos um aumento de imigrantes, que por um lado fazem com que haja um aumento da população ativa, constituindo também, um grupo populacional mais vulnerável devido a fatores como condições socioeconómicas, diferenças culturais e de comunicação. Todos estes fatores são condicionantes para uma maior dificuldade no que respeita à acessibilidade aos cuidados de saúde e na adesão a determinados programas de saúde que são fundamentais à saúde pública da região. A integração na saúde escolar da UCC permitiu verificar a existência de escolas do 1º ciclo com taxas de cobertura vacinal relativamente baixas, de acordo com a Direção Geral de Saúde. Tendo por base esta inquietação, no Módulo I realizou-se o diagnóstico de saúde da população das Escolas do Sargaçal e Inglesa do Barlavento, uma vez que foram as que apresentaram taxas de cobertura vacinal mais baixas, relativamente aos educandos. Confirmou - se a diversidade cultural nestas 2 escolas. Foram aplicados questionários aos encarregados de educação das 2 escolas. Obteve-se uma amostra de 58% da totalidade da população. O que correspondeu a 43 questionários respondidos pelos encarregados de educação das 2 escolas. Confirmou-se a diversidade cultural, 55,3% da amostra são de Nacionalidade Estrangeira (Inglesa, Holandesa, Brasileira, Ucraniana…). Da amostra, 61,7% refere não ter recebido nenhum tipo de informação local sobre as vacinas do Plano Nacional de vacinação Português; 85,1% considera essa informação importante. Da amostra, 87% dos encarregados de educação demonstram dúvidas e receios sobre as vacinas. No Módulo II, perante os resultados foi elaborado e implementado o projeto “Falar sobre Vacinação na Comunidade”. Com este projeto pretende se criar uma maior proximidade com estas 2 escolas, de forma a, quebrar barreiras de comunicação e aumentar o grau de confiança relativamente aos profissionais de saúde do Centro de Saúde da área de residência. O Módulo III proporcionou a integração em diferentes projetos derivados de contextos comunitários, muito diferentes, dos dois primeiros Módulos, o que possibilitou uma visão e abordagem mais alargada da intervenção comunitária. Este percurso contribuiu para um desenvolvimento pessoal e profissional promotor de competências de Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária essenciais para a prestação de cuidados proficientes à pessoa, grupo e comunidade.
The present report, under the Master's Degree in Nursingin with specialization in Community Nursing, aims to mirror the Stage Curricular Unit, divided into three distinct modules, with the first and second were held in the Community Care Unit - UCC Infante, more specifically at the health center of Lagos and the third was held in Évora under a National Project, a Non Governmental Organization Médicos do Mundo. The cultural diversity is an indisputable reality in today's societies, leading to important changes in their different contexts. In the health sector challenges are of particular relevance for nurses involved in the community. As regards the area covered by the UCC Infante notes in all councils, an increase in immigrants, leading to an increase of the active population, constituting also a population group most vulnerable to factors such as socio-economic conditions cultural differences and communication. All these factors are constraints to greater difficulty in terms of accessibility to health care and adherence to certain health programs that are critical to public health in the region. The integration in school health from UCC has shown the existence of schools of the 1st cycle with vaccine coverage rates are relatively low, according to the Direção Geral de Saúde. Based on this concern in Module I carried the diagnosis of human health from the Schools of Sargaçal and the English from Barlavento, since they showed coverage rates lower. Confirmed that the cultural diversity in these two schools. Questionnaires were administered to the parents of the two schools. There was obtained a sample of 58% of the total population. What accounted for 43 questionnaires answered by the parents of the two schools. Confirmed the cultural diversity, 55.3% of the sample are of foreign nationality (English, Dutch, Brazilian, Ukrainian). Of the sample, 61.7% stated they don’t had received any kind of local information on the Plano Nacional de Vacinação, 85.1% consider this information important. Of the sample, 87% of parents show doubts and fears about vaccines. In Module II, before the results was developed and implemented the project "Talking about vaccination in the community." This project aims to create a closer relationship with these two schools, in order to break down communication barriers and increase the degree of trust in health professionals of the health center area. Module III provided in different projects derived from community settings, very different from the first two modules, allowing for a broader vision and approach for Community intervention. This route contributed to a personal and professional development skills promoter Specialist Nurse in Community Nursing essential for care proficient at individual, group and community.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/13569
Aparece nas colecções:R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
ICS(L) - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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