Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/13508
Título: Professores e contextos de trabalho: traços da ação docente na transição para um novo modelo de gestão
Autor: Raposo, Ana Maria
Matias Alves, José
Palavras-chave: Culturas profissionais
Cultura de escola
Performatividade
Identidade
Mal-estar docente
Data: 2013
Citação: RAPOSO, Ana Maria; MATIAS ALVES, José - Professores e contextos de trabalho: traços da ação docente na transição para um novo modelo de gestão. Revista Portuguesa de Investigação Educacional. ISSN 1645-4006. Vol. 13 (2013), p. 27-47
Resumo: Tomando como referência quatro culturas profi ssionais, procurámos compreender como se tece a ação docente num departamento de línguas de uma escola pública. Optámos por uma metodologia centrada num estudo de caso, numa abordagem naturalista, essencialmente qualitativa. Procurámos, no espaço de refl exão conjunta de um grupo de focalização, investigar como trabalham os professores, o que pensam sobre a cultura de escola e o impacto que esta exerce nos seus contextos de trabalho. Para obtermos diferentes visões da realidade estudada, entrevistámos as lideranças intermédias e a equipa de gestão e procedemos à triangulação dos dados obtidos. Constatámos que as pressões da performatividade não estão a produzir melhorias visíveis na qualidade dos processos e resultados do ensino. O individualismo e a balcanização intensifi cam-se, enquanto a colaboração e a colegialidade decretada são (re)interpretadas pelos professores, num esforço de adequação aos novos cenários da escola. Concluímos que a mudança só será efi caz se implicar os atores em processos colaborativos espontâneos, capazes de reforçar a criatividade e a identidade profi ssional dos professores.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/13508
Aparece nas colecções:FEP - Artigos em revistas nacionais com Arbitragem / Papers in national journals with Peer-review

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2 ana maria raposo.pdf132,33 kBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.