Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/13438
Título: Mobile social media : location based applications, willingness to use them and strategic use
Autor: Figueiredo, Maria Margarida Tregeira Macedo de
Orientador: Amaral, Paulo Cardoso do
Palavras-chave: Mobile Social Media
Marketing Research
Location based Application
Value
Risk
Data de Defesa: 29-Out-2013
Resumo: This study analysis the implementation of a location based application in terms of willingness to use it and thereafter its strategic potential for adherent companies. So, the main goal of this dissertation is understand if users value the information that they can receive, describe the main tools that create more incentives and finally, consider whether a company can create value through a location-based application. Based on the existing literature about mobile social media, a framework was constructed with the main areas of concern of users detected. After that, an online survey was constructed and distributed. The results of this survey indicate that people tend to use applications more if they have targeted and special offers, like vouchers and coupons. At the same time they share more easily their location when the tool presented above is present, as well as entertainment. There is evidence that this happens because the perception of risk and privacy concerns decrease. Resource Based View Theory allowed the identification of two features that are born with location based applications: improved customer service and knowledge about users and companies. Finally, based on VRIN attributes, for instance the ability to improve customer service, these resources were analyzed reaching the conclusion that the application is valuable because users consider it to be important and relevant. Additionally, with the increased use (network), these resources have the possibility to become more and more rare, difficult to imitate and difficult to substitute.
O presente estudo analisa a implementação de applicações baseadas na localização do seu utilizador e a disposição que este tem em usá-la, posteriormente o seu potencial estratégico é também analisado do ponto de vista das empresas aderentes. Assi, o principal objectivo desta dissertação é compreender se os utilizadores valorizam a informação que lhes é fornecida e quais são as ferramentas/funcionalidades que criam mais valor. Finalmente, é também analisado o valor que as empresas conseguem criar para elas próprias através de applicações baseadas na localização do seu utilizador. Baseado na literatura existentee estudos já realizados relativamente a mobile social media, foi construido um framework que abrange diferentes dimenções que foram detectádas como críticas. Posteriormente, um questionário online foi desenhado e distribuído. Os resultados do questionário revelaram que as pessoas tendem a user e a valorizar mais o uso de applicações que localizam o utilizador se associadas a elas estiver a possibilidade de ganhar vouchers, coupões ou promoções específicas para cada utilizador. Ao mesmo tempo, existe maior partilha de localização se exister entertenimento ou um jogo na própria aplicação que permita interacção com os amigos. Existem também evidências que tal facto acontece uma vez que a percepção do risco diminui. Com o auxílio do modelo RBV foram ainda identificados dois recursos que surgem com a utilização das aplicações que localização o utilizador; possibilidade de melhoria do serviço ao cliente e ainda conhecimento em tempo real sobre o utilizador e empresas. Finalmente, estes recursos foram analisador à luz dos atributos de VRIN chegando-se à conclusão que a aplicação cria valor porque o utlizador a considera importante e relevante, uma vez que a possibilidade de melhorar o serviço a cliente aliada ao crescente uso (network) permite que os recursos se tornem raros, difíceis de replicar e de substituir.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/13438
Aparece nas colecções:FCEE - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Thesis_ Abstract.pdf499,08 kBAdobe PDFVer/Abrir
Thesis_Complete.pdf2,51 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.