Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/13432
Título: Envolvimento parental e sucesso escolar : estudo de caso
Autor: Barradas, Maria Teresa Cravo
Orientador: Mendonça, Marta
Data de Defesa: 1-Jun-2012
Resumo: Alguns factores sócio-demográficos são apontados pela literatura como factores que contribuem para o envolvimento parental e, consequentemente para o sucesso escolar. Pretende-se com o presente trabalho identificar quais são os factores sócio-demográficos que promovem o envolvimento parental assim como identificar se os mesmos contribuem para o sucesso escolar. Pretende-se ainda abordar a relação entre a escola e a família e perceber de que forma os conflitos podem ser resolvidos, promovendo assim a escuta activa e a comunicação. Numa amostra composta por 62 pais e quatro professores do 1º e 4º anos do 1º Ciclo do Ensino Básico do ano lectivo 2011/2012, avaliaram-se as três dimensões do envolvimento parental: comunicação escola – família, envolvimento da família em actividades na escola e envolvimento da família em actividades de aprendizagem em casa. A análise dos resultados permitiu identificar um nível de escolaridade baixo dos encarregados de educação, estes pais envolvem-se na escola dos filhos, principalmente em actividades de aprendizagem em casa. Verificou-se ainda que existe pouca comunicação entre a escola e a família pelo que é pertinente promover esse diálogo para que seja mais contínua a necessária cooperação entre pais e professores.
Few social-demographic factors are point out in literature to contribute to parental involvement and consequently, for scholar success. With this work, we aimed at identifying which ones are the socio-demographic factors that promote parental involvement as well as confirming that those contribute to scholar success. It is also aimed at understanding the relationship between school and family and analyse in which way conflicts can be solved, promoting like this active listening and communication. In a sample of 62 parents and 4 professors from 1st and 4th grades of the 1st Cycle of Basic Education from the academic year 2011/2012, we evaluated 3 dimensions of parental involvement: school-family communication, family involvement in school activities and family involvement in home activities that promote learning. Our results identified that parents with low educational levels are involved in their children's school, namely in home activities that promote learning. We also verified a lack of communication between school and family that must be promoted instead, to stimulate cooperation between parents and teachers.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/13432
Aparece nas colecções:R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
FCH - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ENVOLVIMENTO PARENTAL E SUCESSO ESCOLAR - ESTUDO DE CASO.pdf1,4 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.