Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/13426
Título: Literacia social : os valores como fundamento de competência
Autor: Carvalho, Lourenço Xavier de
Orientador: Azevedo, Joaquim
Palavras-chave: Valores
Valores Universais
Literacia Social
Família
Escola
Amor
Values
Universal Values
Social Literacy
Family
School
Love
Data de Defesa: 28-Jan-2013
Resumo: Procurando consolidar uma visão sistémica em torno dos processos educativos e de socialização, a presente investigação exploratória propôs-se observar e interpretar o sistema através do qual a sociedade define um output de aprendizagem para o bem-estar e felicidade, ao qual corresponde um input de transmissão de competências que capacitam o sujeito para a “produção” daquele resultado. O plano de investigação sobre os valores forneceu a visão de sistema com os requisitos para a produção do output desejado, através de dois inquéritos à população portuguesa sobre valores e questões éticas, representando a “procura” do sistema. O plano de investigação de competências fornece o detalhe dos processos para cumprir os requisitos de “produção” – a “oferta” do sistema – aferindo a sua adequação face aos objetivos de aprendizagem social da “procura”, testando uma proposta específica, intitulada de Literacia Social. Os resultados permitem traçar um objetivo de aprendizagem afirmando i) um fator K que associa dimensões de conhecimento explícito e tácito numa única esfera de vivência integral do indivíduo; e ii) a universalidade de valores associados à esfera da família e da vivência do amor como sistema ético integrado para a realização plena do indivíduo. Apesar de chamar a Escola à inevitabilidade de educar para valores universais – valores que superam as barreiras ideológicas e que estão ao serviço da pertença fundamental do individuo, que é a sua humanidade – este trabalho permite-nos, porém, pôr em causa o papel que a Escola tem assumido na educação integral dos indivíduos, quando se demonstra, entre outros indicadores, o impacto da instrução na negação de valores humanos básicos a que própria população aspira. Propõe-se, assim, uma abordagem de equilíbrio entre o reconhecimento e promoção dos valores fundamentais, intemporais e universais e a contemporaneidade dos contextos e processos educativos.
Aiming to consolidate a systemic view of educational and socialization processes, this exploratory research was set out to observe and interpret the system through which society defines a learning output for well-being and happiness, which corresponds to an input in transmitting the skills that enable the individual to the "production" of that result. The values research dimension provided the systemic vision with the information requirements for the production of the desired output through two surveys to the Portuguese population about values and ethical issues, representing the system "demand". The competences research dimension provides the detail of the processes to meet the "production" requirements – the system "supply" – assessing their adequacy to the social learning objectives of the "demand", testing a specific proposal, entitled Social Literacy. The results establish a learning objective affirming i) a factor K that associates dimensions of explicit and tacit knowledge in a single sphere of holistic and comprehensive experience of the individual, and ii) the universality of values associated with the sphere of the family and the experience of love as an integrated ethical system for the full realization of the individual. Despite calling the school to the inevitability of educating for values universal – values that go beyond the ideological barriers and that are in the service of the individual's essential belonging, which is his/her humanity – this research allows us, however, to put in question the role that School has played in the comprehensive education of individuals, when it demonstrates, among other indicators, the impact of educational levels on the denial of basic human values to which people aspire. It is proposed, therefore, an approach to balance the recognition and promotion of fundamental, timeless and universal values and contemporary contexts and educational processes.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/13426
Aparece nas colecções:R - Teses de Doutoramento / Doctoral Theses
FEP - Teses de Doutoramento / Doctoral Theses

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