Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/13419
Título: Práticas desenvolvidas na promoção da leitura e da escrita em alunos com currículo específico individual : um estudo exploratório
Autor: Tomás, Maria Teresa Vila Chã
Orientador: Carapeto, Maria João
Palavras-chave: Currículo Específico Individual
Dificuldades Inteletuais e Desenvolvimentais
Métodos de Ensino da Leitura e Escrita
Inclusão Escolar
Curriculum Specific Individual
Intellectual and Developmental Difficulties
Teaching Reading and Writing
School Inclusion
Data de Defesa: 11-Jun-2013
Resumo: O processo de aquisição da leitura e escrita assume-se como essencial para a integração e inclusão numa sociedade plena de direitos. No contexto da Educação Especial, a promoção da leitura e da escrita funcional em alunos com Currículo Específico Individual surge como um fator valioso e determinante, na medida em que constitui um veículo para a autonomia pessoal e social destes alunos. Conhecer os processos envolvidos nesta aprendizagem é fundamental para a adequação do ensino e para a prevenção de dificuldades de aprendizagem maiores. Este estudo apresenta-se pois com o objetivo geral (decomposto depois em vários objetivos específicos) de explorar as estratégias de ensino-aprendizagem da leitura/escrita utilizadas com alunos com Currículo Específico Individual no contexto da Educação Especial. Trata-se de um estudo quantitativo, de natureza correlacional, pontualmente combinado com abordagens qualitativas. Uma amostra de trinta professores de Educação Especial respondeu a um questionário, elaborado para o efeito, que, no geral, solicita aos professores que refiram a frequência com que recorrem a um conjunto de estratégias e recursos de ensino-aprendizagem da leitura / escrita, tomando como referência o seu trabalho com um aluno com Currículo Específico Individual em particular. Os resultados sugerem, por exemplo, que as variáveis do aluno (especialmente o envolvimento familiar) se correlacionam de modo significativo com a frequência de utilização de muitas mais estratégias, do que as variáveis do professor, e que o tempo semanal dedicado ao desenvolvimento da leitura/escrita não se correlaciona com o nível de desempenho do aluno nessa habilidade. Os resultados são analisados e discutidos, à luz da literatura existente e do contexto atual da Educação Especial em Portugal.
The acquisition of reading and writing is assumed as something essential for the integration and full inclusion to society‘s rights. In the context of special education, the promotion of reading and functional writing in students with Individual Specific Curriculum emerge as a valuable and crucial factor, as this is an instrument for personal and social autonomy for these students. Understanding the processes involved in learning is important for the possible adjustments in these children‘s education and it can also prevent greater learning difficulties. This study presents itself with the overall goal (also disintegrated into several specific objectives) to explore strategies for teaching and learning of reading / writing skills used with Individual Specific Curriculum students in the Special Education context. This is a quantitative correlational study, occasionally combined with qualitative approaches. A sample of thirty Special Education teachers answered a questionnaire prepared for this purpose, which, in general, asks teachers to report how often they use a range of strategies and resources for teaching and learning of reading / writing, taking their work with a particular student with an Individual Specific Curriculum as a reference. The results suggest, for example, that students‘s variables (especially family involvement) correlate significantly with the frequency of the use of many more different strategies than the teacher‘s variables, and the weekly time devoted to the development of reading / writing skills do not correlate with the level of student‘s performances. The results are analysed and discussed with the support of the existing literature and the current context of Special Education in Portugal.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/13419
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