Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/13392
Título: Articulação no ensino básico : estudo de caso
Autor: Leite, Manuel Vítor Gonçalves
Orientador: Machado, Joaquim
Palavras-chave: Ensino Básico
Sequencialidade
Gradualidade
Transição
Articulação
Elementary School
Sequentiality
Gradualness
Transition
Articulation
Data de Defesa: 12-Mar-2013
Resumo: O presente estudo focaliza-se no estudo da articulação desenvolvida num Agrupamento Vertical de Escolas e visa compreender a forma como os docentes do Agrupamento percecionam a articulação curricular, pedagógica e organizacional. Optámos por um estudo de caso de carácter qualitativo e descritivo. A recolha de dados foi feita através de doze entrevistas e pesquisa documental. Foi nosso objectivo perceber como é que, no ensino básico, os professores perspetivam a articulação horizontal, procurando distinguir as formas de articulação horizontal existentes, bem como compreender como se desenvolve a articulação vertical no agrupamento, identificando cumulativamente práticas de transição entre níveis e ciclos de ensino, de modo a contribuir para o conhecimento das práticas de articulação no contexto escolar. Deparamo-nos com conceções diferentes e práticas diversas de articulação, entendendo os professores que a articulação é importante para garantir a sequencialidade do percurso escolar dos alunos e para rentabilizar o trabalho docente.
The present study focuses on the research on the articulation developed in a Vertical tutor group of Schools and seeks to understand how the teachers of this tutor group perceive the curriculum, pedagogical and organizational articulation. We chose a qualitative and descriptive case study. The collecting of data was made through twelve interviews and documentary research. It was our goal to understand how teachers see the horizontal articulation (in elementary school), trying to distinguish the different existing ones, how it develops in the vertical tutor group of schools, identifying cumulatively practices of transition between levels and stages of teaching, contributing thereby to the knowledge of articulation practices in the school context. We face different conceptions as well as diverse articulation practices, and teachers do understand that articulation is important to ensure the sequentiality of the students’ school career and to make the most out of teachers’ work.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/13392
Aparece nas colecções:R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
FCS - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
_Tese.pdf959,35 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.