Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/13340
Título: Multiculturalismo e desempenho escolar no ensino profissional : um estudo de caso
Autor: Sousa, Cidália Maria Capela de
Orientador: Orvalho, Luísa Antónia de Vila Fernandes
Data de Defesa: 13-Mar-2013
Resumo: A presente dissertação de mestrado procura estudar a problemática geral do multiculturalismo que se vive atualmente nas escolas profissionais privadas e a sua relação com os desempenhos escolares dos alunos e pretende, ajudar as escolas e os professores dos cursos profissionais, a construir melhores respostas e de maior qualidade para que todos os alunos aprendam, já que a aprendizagem é o maior fator de inclusão. Sendo longínqua e indiscutível a ligação que se estabelece entre Portugal e os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e escassa a existência de estudos realizados para tentar saber como é que os jovens oriundos dos PALOP constroem as representações de identidade nas vivências do quotidiano e de que forma conduzem o seu desempenho escolar, torna pertinente a realização deste estudo. O objetivo desta pesquisa é perceber as diferenças de desempenho escolar que possam existir. Se existem e porquê? E quais os fatores que podem potenciar a sua superação. Enunciado o objetivo foi feita uma investigação de natureza qualitativa, centrada num estudo de caso, realizado na Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV), com sede em Vila Verde e na delegação de Amares, no distrito de Braga, envolvendo dois grupos de cinco jovens cada, sendo um de alunos Moçambicanos e o outro de jovens Portugueses naturais dos concelhos de Amares e Vila Verde, que frequentavam os cursos profissionais, na escola Sede e na Delegação de Amares, no ano letivo 2011/2012, no 2º ano (11º ano de escolaridade) e no 3.º ano (12º ano de escolaridade). As questões de investigação, às quais pretendemos responder são: 1 – Como é que os alunos convivem com a multiculturalidade? 2 – Existem, ou não, diferenças de desempenho escolar entre alunos multiculturais? 3 – Quais são os fatores que influenciam o desempenho escolar dos jovens multiculturais no Ensino Profissional? 4 - Que perceções e representações têm os diretores da escola e o SPO sobre o multiculturalismo e o desempenho escolar, no Ensino Profissional? 5 - De que forma e até que ponto se verifica a correspondência entre as representações e as práticas? 6 – Que estratégias podem ser implementadas para melhorar o desempenho escolar dos alunos do Ensino Profissional? Como técnicas e instrumentos de recolha e produção de dados foram privilegiadas as entrevistas semiestruturadas e em profundidade, a observação direta e participante em diário de bordo e a recolha documental. A análise de conteúdo das entrevistas e de todos os documentos e registos elaborados foi a técnica de análise e de interpretação escolhida. Os resultados obtidos permitem-nos concluir que o multiculturalismo que se vive na EPATV é vantajoso pela partilha cultural que possibilita e que, neste caso, os alunos moçambicanos, desta escola, apresentaram melhores resultados escolares quando comparados com os alunos portugueses, do mesmo grau de ensino.
This dissertation seeks to study the general issue of multiculturalism that we assist to in private vocational schools and its relation with the students’ academic performance; also it aims to help schools and teachers in vocational courses to build better and higher quality answers so that all students learn, once learning is the greatest factor for inclusion. Being distant and indisputable the connection established between Portugal and the African Countries of Portuguese Official Language (PALOP) and scarce the existence of studies to try to know how young people from PALOP construct representations of identity in everyday experiences and how they lead their academic performance makes this study relevant. The aim of this research is to understand the differences in academic performance that may exist. If are there any, and why? And what factors may enhance their overcoming. Stated the goal, it was made a qualitative research focused on a case study conducted at Amar Terra Verde Vocational School (EPATV), based in Vila Verde, and on its delegation of Amares, in the district of Braga, involving two groups of five young students, being one a group of Mozambican students and the other a group of Portuguese students from the municipalities of Amares and Vila Verde, attending vocational courses at the school headquarters and its delegation of Amares, in the school year 2011/2012, 2nd year (11th grade) and 3rd year (12th grade). The research questions which we intend to answer are: 1 - How do students live with multiculturalism? 2 - Are there or not differences in academic performance between multicultural students? 3 - What are the factors that influence academic performance of multicultural young people in Vocational Education? 4 - What perceptions and representations do the school principals and the SPO have on multiculturalism and academic performance in Vocational Education? 5 - How and to what extent is there a correspondence between representations and practice? 6 - What strategies can be implemented to improve the academic performance of Vocational Education? As techniques and tools for data collection and production were privileged semi structured and in-depth interviews, direct and participant observation in logbook and document collection. Content analysis of the interviews and of all documents and records produced was the analysis and interpretation technique chosen. The results allow us to conclude that the multiculturalism in EPATV is advantageous by the cultural sharing it enables and that, in this case, the Mozambican students of this school had better educational outcomes when compared with Portuguese students.
Cette dissertation de master vise étudier la problématique générale du multiculturalisme qui se vit actuellement dans les écoles professionnelles privées et sa relation avec les performances scolaires des élèves, et cherche à aider les écoles et les professeurs des filières professionnelles, à construire des réponses plus adéquates et de meilleure qualité pour que tous les élèves apprennent, vu que l’apprentissage et le plus grand facteur d’inclusion. La réalisation de cette étude est d’autant plus pertinente que la liaison qui s’établit entre le Portugal et les Pays Africains de Langue Officielle Portugaise (PALOP) est ancienne et incontestable, et se justifie également par la quasi inexistence d’études réalisées afin d’essayer de savoir comment ces jeunes issus des PALOP construisent les représentations d’identité au cours de leur vie quotidienne et de quelle forme ils conduisent leur performance scolaire. L’objectif de cette recherche est de comprendre les différences entre les performances scolaires qui peuvent exister. Si elles existent, et pourquoi ? Et quels facteurs peuvent permettre de les surmonter. L’objectif ayant été présenté, une enquête de nature qualitative a été faite, centrée autour d’un cas, et réalisée à l’École Professionnelle Amar Terra Verde (EPATV), située à Vila Verde et ayant une filiale dans la commune de Amares, district de Braga. Le cas analysé se centre autour de deux groupes, chacun composé de cinq jeunes, l’un des groupes étant constitué d’élèves mozambicains, l’autre de jeunes portugais originaires des communes de Amares, Terras de Bouro et de Vila Verde. Ces élèves fréquentaient les filières professionnelles de l’École Professionnelle Amar Terra Verde (EPATV), durant l’année scolaire 2011/2012, se trouvant en première et en terminale. Les questions de l’enquête auxquelles nous cherchons à répondre sont: 1 – Comment les élèves vivent-ils cette multi culturalité ? 2– Existe-t-il, ou pas, des différences au niveau des performances scolaires entre les élèves multiculturels ? 3– Quels sont les facteurs qui influencent la performance scolaire des jeunes multiculturels dans l’enseignement professionnel? 4 – Quelles perceptions et représentations ont les directeurs de l’école et les membres du SPO (Service de Psychologie et Orientation) du multiculturalisme et de la performance scolaire, dans l’enseignement professionnel ? 5– De quelle forme et jusqu’à quel point peut-on vérifier la correspondance entre les représentations et la pratique ? 6– Quelles stratégies peuvent être appliquées pour améliorer la performance scolaire de l’enseignement professionnel ? En ce qui concerne les techniques et les instruments utilisés pour récolter et produire les données présentées, nous avons privilégié les interviews semi-structurées et plus profondément, l’observation directe et participante en journal de bord et la collecte documentaire. La technique d’analyse et d’interprétation choisie a été l’analyse du contenu des interviews et de tous les documents et registres élaborés. Les résultats obtenus nous permettent de conclure que le multiculturalisme qui se vit dans l’École Professionnelle Amar Terra Verde (EPATV) est avantageux du point de vue du partage culturel qu’il permet et que, dans ce cas, les élèves mozambicains de cette école ont présenté de meilleurs résultats scolaires quand on les compare avec les élèves portugais.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/13340
Aparece nas colecções:R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
FCS - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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