Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/13335
Título: Professora, gestora e líder : relatório de atividade profissional
Autor: Soares, Martinha do Rosário Oliveira de Sousa Couto
Orientador: Machado, Joaquim
Palavras-chave: Ciclo de Vida Profissional
Trabalho Docente
Coordenação
Gestão
Liderança
Professional Life Cycle
Teaching
Coordination
Management
Leadership
Data de Defesa: 2013
Resumo: Na passagem para o Século XXI, falar de organizações, em particular da organização educativa, é falar de incertezas e imprevisibilidades, é falar de flexibilidade e abertura constante à mudança, o que significa que passa a ser necessária uma cultura de liderança, aplicada a todas as organizações. A liderança é vista como um fenómeno ambíguo que valoriza o trabalho em equipa – liderança partilhada - e o trabalho das lideranças intermédias. É um fenómeno disperso e disseminado por toda a organização. Este trabalho descreve e reflete criticamente sobre o desempenho e o perfil de desenvolvimento de uma professora, gestora e líder, ao longo do seu ciclo de vida humana, nos diferentes níveis organizacionais: sala de aula, departamento curricular, conselho executivo e diretora. A sua motivação para a formação e a mudança foi colocada ao serviço de uma constante melhoria. Analisa ainda o funcionamento dos departamentos curriculares e o projeto de intervenção do diretor. Os conceitos de líder e gestor são também problematizados, assim como são realçadas as qualidades de um bom líder para levar a cabo os objetivos da escola, colocando-os ao serviço de uma visão estratégica.
In the passage for the XXI Century, to speak of organizations, the educational organization in particular, is to speak of uncertainty and unpredictability, constant flexibility and opening to change, which calls for the need of a culture of leadership applied to all organizations. Leadership is seen as an ambiguous phenomenon that values teamwork - shared leadership - and the work of the interim leadership. It is a phenomenon that is dispersed and disseminated throughout the organization. This paper describes and reflects critically on the performance and development profile of a teacher, as a manager and a leader, throughout her life cycle, in the different organizational levels: classroom, curriculum department and board and executive director. Her motivation for formation and change always put at the service of constant improvement. It also analyzes the functioning of the departments’ curricula and the director’s intervention project. The concepts of leader and manager are also problematized, as are highlighted the qualities of a good leader for carrying out the school goals, putting them at the service of a strategic vision.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/13335
Aparece nas colecções:R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
FCS - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
CAPA MARTINHA.pdf22,46 kBAdobe PDFVer/Abrir
Relatorio Martinha Soares.pdf1,03 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.