Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/13268
Título: E-escolinha como projeto mobilizador das comunidades educativas
Autor: Cardoso, Alcina dos Prazeres Branco Alexandre
Orientador: Lagarto, José Reis
Palavras-chave: e-escolinha
Alunos do 4º ano
Concelho de Viseu
Utilização do Computador Magalhães e da Internet em Casa
Utilização do Computador Magalhães e da Internet na Escola
Elementary School
Six to ten-year-old Students
Municipality of Viseu
Magalhães Computer and Internet usage at Home
Magalhães Computer and Internet Usage at School
Data de Defesa: 2013
Resumo: A investigação desenvolvida pretendeu averiguar o alcance do programa e-escolinha no concelho de Viseu, tendo sido inquiridos 254 alunos, 89 professores, 8 pais e 1 técnico de informática e analisados os documentos oficiais e relevantes dos 8 agrupamentos de escolas disponíveis online. O programa e-escolinha permitiu o acesso a todos os alunos do 1º ciclo do país (6 a 10 anos) ao computador portátil Magalhães (gratuito ou a valor substancialmente inferior ao de mercado) e a adesão à Internet (adesão facultativa e a preço inferior ao de mercado). Para além da utilização do computador em contexto escolar, pretender-se-ia também facultar o acesso “do primeiro computador a milhares de famílias”. Os resultados dos questionários dos alunos e dos professores foram alvo de tratamento estatístico descritivo e de testes de inferência estatística (Coeficiente de correlação de Spearman e teste Fisher´s Exact Test). Foram ainda analisados os dados resultantes dos documentos oficiais e das entrevistas a pais e ao técnico de informática. Os resultados encontrados permitiram determinar que o primeiro ano da iniciativa revelou fragilidades em múltiplos aspetos: características da máquina, apoio dado aos pais e alunos pela escola, assistência técnica, formação de professores e utilização na escola, em particular, na sala de aula. A disponibilidade de computadores dotados de conteúdos educativos selecionados não se revelou como permitindo uma evolução significativa na utilização das TIC em contexto educativo. Em casa e face à existência de outro computador no agregado familiar, eventualmente melhor e muitas vezes sendo através dele o acesso à Internet, o Magalhães seria preterido, caso houvesse disponibilidade do outro. E, não sendo possível no presente trabalho averiguar em detalhe o alcance do programa na infoinclusão de algumas famílias, é possível apurar que este não terá sido um sucesso.
This research intended to study the success of the programme e-escolinha in the Viseu municipality by inquiring 254 students, 89 teachers, 8 parents and 1 computer technician and analysing the official and relevant documents of the 8 schools groups available online. This programme enabled the access to a Magalhães laptop (free or at a low cost) as well as to an Internet connection (optional and at a price lower than market) by all the Elementary School students (six to ten-year-old). Beyond the usage of the computer in an educational context, to allow "thousands of families the access to a first computer" was also intended. The students’ and teachers’ inquiry results have undergone descriptive statistical tests and inferential statistical tests (Spearman Correlation Coefficient test and Fisher's Exact Test). Furthermore, the data resulting from the official documents and from the parents’ and the technician’ interviews were also analysed. The obtained results for the initiative’s debut year have proven it to be frail in several aspects: machine specifications, students and parents aimed assistance provided by the school, technical support, teachers’ training and lack of equipment usage at school, particularly in the classroom. The availability of educational content equipped computers didn’t accomplish a significant evolution in terms of ICT educational content usage. In fact, the students who had another, probably better, computer at home with an Internet connection would normally use it more often than their laptop Magalhães. Although it wasn’t possible to verify in detail the extent of the ICT inclusion of some of the families with this study, the programme has proved not to be a success.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/13268
Aparece nas colecções:R - Teses de Doutoramento / Doctoral Theses
FEP - Teses de Doutoramento / Doctoral Theses

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