Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/13208
Título: A construção do projeto parental : análise com recurso à entrevista clínica geracional
Autor: Oliveira, Teresa Rafaela Pinheiro
Orientador: Raguso, Fabrizia
Trigueiros, Liliana Fernandes Silva Limpo
Palavras-chave: Família
Gravidez
Generatividade
Projeto Conjugal
Family
Pregnancy
Generativity
Couple Project
Data de Defesa: 8-Out-2012
Resumo: O presente trabalho de investigação tem como principais objetivos compreender o processo de transição para a parentalidade, a construção do projeto de parentalidade por parte do casal e a exploração das expetativas face à chegada do filho, tendo por base o modelo relacional simbólico (Cigoli & Scabini, 2006). Para compreendermos este projeto, é importante compreender o espaço de vida familiar, ou seja, como são as relações entre os membros, quais as dinâmicas educacionais, quais os conflitos internos existentes, entre outros. Neste seguimento, através de um estudo qualitativo, utilizamos dois instrumentos. Em primeiro lugar, foi aplicada a Entrevista Clinica Geracional (Cigoli & Tamanza, 2009; Facchin, Molgora, Gonçalves, 2010) para evidenciar como é que os casais constroem o enredo à volta do filho, que engloba muito mais do que as três personagens, desde o passado e a família de origem às expetativas futuras. Em segundo lugar, foi aplicado o instrumento projetivo “O Desenho da Gravidez”, construído pela autora para através do desenho explorarmos as expetativas dos pais face ao bebé. Os resultados ressaltam a dimensão simbólica do acesso à parentalidade, sugerindo que a criança nasce num enredo de histórias e relações (Zornig, 2010). O casal nesta fase passa por variadas mudanças, não só ligadas ao passado de cada um mas também no presente do casal; e que a gravidez influencia a forma de vivenciar a relação de casal (Bouchard, Boudreau & Hébert, 1996). Existem tarefas desenvolvimentais (Iafrate & Scabini, 2003; Cigoli & Scabini, 2006) nesta fase em que é esperado que o casal as vivencie, e os resultados demonstram que as maiorias dessas tarefas começam a ser experienciadas durante a gravidez. Sendo assim, podemos dizer que esta fase influencia toda a dimensão relacional (Aulagnier, 1994; Cigoli & Scabini, 2006).
This research work has as main objectives understand the process of transition to parenthood, the construction of the parenting project by the couple and exploitation of expectations given the arrival of the child, based on the relational symbolic model (Cigoli & Scabini, 2006). To realize this project, it is important to understand the Family life space, or in other words, how the relationships between members are, which are the educational dynamics, and what internal conflicts exist, among others. Following this, through a qualitative study we used two instruments. Firstly, the clinical interview generational (Cigoli & Tamanza, 2009; Facchin, Molgora, Gonçalves, 2010) to show how couples build the plot around the child, which encompasses much more than the three characters from the past and family of origin to future expectations. Secondly, a projective instrument, "The design of Pregnancy", built by the author to explore through drawing the expectations of parents over the baby. The results underscored the symbolic dimension of access to parenting, suggesting that the child is born in a tangle of stories and relationships (Zornig, 2010). the couple in this phase, goes through several changes, not only linked to the past of each one, but also linked to the couple’s present, being pregnancy an influence to the way of experiencing the couple relationship (Bouchard, Boudreau & Hébert, 1996). There are developmental tasks (Iafrate & Scabini, 2003; Cigoli & Scabini, 2006) that in this stage it is expected that the couple to experience them, and the results demonstrate that the majority of these tasks begin to be experienced during pregnancy. Therefore, we can say that this phase influences the entire relational dimension (Aulagnier, 1994; Cigoli & Scabini, 2006).
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/13208
Aparece nas colecções:R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
FF - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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