Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/13200
Título: O autoconceito e a decisão vocacional dos alunos do 9.º ano de escolaridade
Autor: Azevedo, Márcia Regina Pinto Silva
Orientador: Azevedo, Ângela Maria Pereira e Sá
Palavras-chave: Autoconceito
Decisão Vocacional
Indecisão Vocacional
Self-concept
Vocational Decision
Career Indecision
Data de Defesa: 30-Jan-2013
Resumo: Os objetivos do presente estudo são os seguintes: explorar a relação entre o autoconceito e a decisão vocacional dos alunos do 9.º ano de escolaridade, bem como a mudança do autoconceito e da decisão vocacional em função das variáveis que se seguem: sexo, nível socioprofissional e sociocultural dos pais, participação em sessões de orientação vocacional e existência, ou não, de irmãos mais velhos. Com vista à recolha de elementos para concretizar a investigação, foram avaliados 357 sujeitos do 9.º ano de escolaridade. Recorrendo-se à administração assistida do Questionário Sociodemográfico elaborado para o efeito, do “Self Description Questionnaire II" (Marsh, 1988 adaptado por Fontaine, 1991b), para avaliar o autoconceito e a “Career Decision Scale" (Osipow et al., 1979 adaptado por Taveira, 1997), para avaliar a decisão vocacional. Verificou-se que quanto maior é o autoconceito apresentado pelos alunos, mais decididos se encontram os mesmos no que respeita ao percurso a seguir no 10.º ano. Observaram-se diferenças no autoconceito tendo em conta o sexo, o nível socioprofissional e sociocultural dos pais e a participação em sessões de orientação vocacional, no entanto, não foram encontradas diferenças em função da existência de irmãos mais velhos. No que diz respeito, à decisão vocacional contrariando, mais uma vez, a literatura que consultámos sobre o assunto não se verificaram diferenças no nível socioprofissional e na participação em sessões de orientação vocacional. Por outro lado, no que respeita ao sexo e à existência de irmãos mais velhos, os resultados foram de encontro à literatura. Face aos resultados obtidos com o nosso estudo podemos afirmar, tendo em conta a relação existente entre o autoconceito e a decisão vocacional, que se deve continuar a promover o autoconceito e a tomada de decisão vocacional consciente, no âmbito das sessões de orientação vocacional, dos alunos do 9.º ano.
The objectives of this study are: to explore the relationship between self-concept and vocational decision of the ninth grade students as well as the change of self-concept and vocational decision on the basis of the following variables: gender, parents’ socio-professional and sociocultural level, their participation in vocational orientation sessions and whether they have or haven’t got elder brothers. In order to gather evidence for achieving this research, 357 individuals attending the ninth grade at school were evaluated. It was used the administration of assisted Sociodemographic Questionnaire developed for this purpose, the "Self Description Questionnaire II" (Marsh, 1988 adapted by Fontaine, 1991b), to evaluate the self-concept as well as"Career Decision Scale" (Osipow et al., 1979 adapted by Taveira, 1997), to evaluate de vocational decision. It was found that the higher the self-concept on students is, the more determined they are as far as the course of the tenth grade that has to be followed is concerned. There were differences in self-concept regarding parents’ gender, socio-professional and sociocultural level and their participation in vocational orientation sessions. However, no differences were found according to the presence of elder siblings. Concerning the vocational decision, contradicting, once again, the literature studied on the subject, there were no differences related to socio-professional level and in the level of participation in occupational and vocational orientation sessions. Still, considering gender and the presence of elder siblings, the results were according to the literature. Taking the results of this study into account, it can be said, given the relationship between self-concept and vocational decision, that we should continue to promote the self-concept and vocational conscious decision, within the context of career guidance sessions, to the ninth grade students.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/13200
Aparece nas colecções:R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
FF - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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