Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/13197
Título: Recursos educativos multimédia no ensino das Artes Visuais
Autor: Gomes, Cláudia Sofia Rodrigues
Orientador: Silva, João Amadeu Oliveira Carvalho da
Palavras-chave: Educação
Ensino-aprendizagem
Ferramentas Digitais
Aprendizagens Significativas
Education
Teaching-learning
Digital Tools
Significant Learning experiences
Data de Defesa: 28-Nov-2012
Resumo: As atuais dinâmicas do conhecimento e da aprendizagem encontram-se em discrepância com as formas tradicionais da prática letiva e abordagem curricular. É necessário adequar o papel do professor à sociedade do conhecimento, nomeadamente, será imprescindível que aquele passe a criar uma situação educacional onde a construção do conhecimento é realizada pelo próprio aluno através de uma pedagogia ativa, inovadora, apoiada pela descoberta, no diálogo, na autonomia intelectual e na realização de aprendizagens significativas em ambientes culturalmente ricos, criativos e estimulantes. Pretende-se aqui demonstrar a mais-valia do ponto de vista pedagógico da utilização de recursos educativos multimédia no ensino das artes visuais. A estratégia adotada fundar-se-á na conceção de uma plataforma de comunicação (web site) capaz de potencializar a autonomia dos alunos e, consequentemente, dotá-los de um conjunto de competências necessárias para aprenderem ao longo da vida. O que se pretende não é um abandono das metodologias e suportes tradicionais usados nas aulas de Artes Visuais e que ao longo da história da pedagogia provaram contribuir para a formação integral do aluno, mas integrar na prática docente a literacia digital.
The current dynamics of knowledge and learning are in disagreement with traditional ways of teaching practice and curricular approach. It is necessary to adapt the role of the teacher for the knowledge society, in particular, it is essential that it moves to create an educational situation where the construction of knowledge is held by the student through an active pedagogy, innovative, supported by the discovery, dialogue, in the intellectual autonomy and in the achievement of significant learning environments culturally rich, creative and stimulating. The intention is to demonstrate the added value of the pedagogical point of view in the use of educational multimedia resources in the teaching the visual arts. The strategy is based upon the conception of a communication platform (Web site) capable of enhancing students' autonomy and consequently endows them with a set of skills to learn throughout life. The intention is not an abandonment of traditional methods and supports used in visual arts classes and that throughout the history of pedagogy proved to contribute to the education of the student, but integrating teaching practice in digital literacy.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/13197
Aparece nas colecções:R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
FF - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório Estágio Claudia Gomes.pdf1,42 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.