Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/13096
Título: O processo de ensino-aprendizagem no 1.º ano da universidade: congruência entre as ideias ensinadas e as ideias aprendidas
Autor: Trigo, Luísa Ribeiro
Cruz, Cristina
Moreira, Inês
Rosário, Pedro
Palavras-chave: Questionamento
Ensino superior
Alunos novel
Sucesso educativo
Data: 2010
Citação: TRIGO, Luísa Ribeiro [et al.] - O processo de ensino-aprendizagem no 1.º ano da universidade: congruência entre as ideias ensinadas e as ideias aprendidas. In International Conference “Learning and Teaching in Higher Education, I, Évora, Portugal, 15-16 Abril, 2010. [Resumos] I International Conference “Learning and Teaching in Higher Education. Évora: Universidade de Évora, 2010. p. 57
Resumo: Este estudo tem como principal objectivo analisar a congruência entre as ideias ensinadas (pelos professores) e as ideias aprendidas (pelos alunos) no contexto da sala de aula, em duas unidades curriculares do 1.º ano do ensino superior. Foram observadas e gravadas 16 aulas de 90 minutos de dois cursos diferentes. No final da aula o professor foi inquirido sobre as principais ideias que tinha ensinado e os alunos foram inquiridos sobre as principais ideias que tinham aprendido. As respostas foram analisadas, tendo sido calculada uma taxa de congruência entre as respostas dadas pelo professor e as respostas dadas pelos alunos. Foi analisada a relação entre a taxa de congruência e diversas variáveis pessoais e académicas, nomeadamente sexo, nota de candidatura, auto-regulação da aprendizagem e rendimento académico. São discutidas as implicações educativas dos resultados obtidos.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/13096
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