Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.38 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Nas últimas três décadas assistimos ao debate sobre o efeito da utilização da
tecnologia digital na educação básica e secundária com resultados contraditórios no que
respeita à eficácia da sua integração. Estudos referem que os computadores tiveram um
efeito mínimo ou mesmo negativo na aprendizagem dos alunos. Outros indicam uma
melhoria significativa quando os computadores são integrados no processo de ensinar e
aprender. Apesar desta conflitualidade, a nível internacional os responsáveis
governamentais desenvolveram um esforço concertado no sentido de tornar as salas de aula
ambientes tecnologicamente enriquecidos. As escolas, os professores e os investigadores,
por sua vez, ensaiam e avaliam os impactos da adoção, adaptação e integração da
tecnologia no processo de ensinar e aprender. O estudo Survey of Schools: ICT in
Education recentemente lançado pela European Schoolnet revela os resultados respeitantes
a Portugal, país que desde 1985, com o pioneiro Projeto MINERVA, realizou esforço, quer
no apetrechamento das escolas com equipamento informático, quer na formação dos
professores na utilização da tecnologia. Apresentamos um estudo exploratório com o
objetivo de conhecer o grau de concordância relativamente aos fatores que os professores
consideram determinantes para o uso de recursos educativos digitais (RED) no processo de
ensinar e aprender. Constituiu-se uma amostra não probabilística de professores
‘especialistas’ por terem sido considerados como utilizadores de RED nas suas práticas
pedagógicas que participaram num questionário e-Delphi com Q-Sort o qual decorreu em
três etapas. Obteve-se um grau de concordância satisfatório no respeitante aos fatores que
determinam que um RED seja utilizado pelos professores. Estes resultados preliminares
serão futuramente confrontados com os de uma comunidade de especialistas de instituições
de ensino superior e outras de áreas do conhecimento relacionadas com a investigação na
utilização da tecnologia em educação.
Description
Keywords
Ensinar e aprender Recursos educativos digitais E-Delphi Tecnologias digitais
Citation
CASTRO, Cornélia [et al.] - Que fatores para a utilização de recursos educativos digitais no processo de ensinar e aprender? Opiniões de professores num estudo e-delphi. In XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Braga, Portugal, 11-13 Setembro, 2013. – In Atas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Braga: Universidade do Minho. ISBN 978-989-8525-22-2. p.6388-6408
Publisher
CIEd - Centro de Investigação em Educação, Instituto de Educação, Universidade do Minho