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Título: Que fatores para a utilização de recursos educativos digitais no processo de ensinar e aprender? Opiniões de professores num estudo e-delphi
Autor: Castro, Cornélia
Andrade, António
Lagarto, José
Palavras-chave: ensinar e aprender
recursos educativos digitais
e-Delphi
tecnologias digitais
Data: 2013
Editora: CIEd - Centro de Investigação em Educação, Instituto de Educação, Universidade do Minho
Citação: CASTRO, Cornélia [et al.] - Que fatores para a utilização de recursos educativos digitais no processo de ensinar e aprender? Opiniões de professores num estudo e-delphi. In XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Braga, Portugal, 11-13 Setembro, 2013. – In Atas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Braga: Universidade do Minho. ISBN 978-989-8525-22-2. p.6388-6408
Resumo: Nas últimas três décadas assistimos ao debate sobre o efeito da utilização da tecnologia digital na educação básica e secundária com resultados contraditórios no que respeita à eficácia da sua integração. Estudos referem que os computadores tiveram um efeito mínimo ou mesmo negativo na aprendizagem dos alunos. Outros indicam uma melhoria significativa quando os computadores são integrados no processo de ensinar e aprender. Apesar desta conflitualidade, a nível internacional os responsáveis governamentais desenvolveram um esforço concertado no sentido de tornar as salas de aula ambientes tecnologicamente enriquecidos. As escolas, os professores e os investigadores, por sua vez, ensaiam e avaliam os impactos da adoção, adaptação e integração da tecnologia no processo de ensinar e aprender. O estudo Survey of Schools: ICT in Education recentemente lançado pela European Schoolnet revela os resultados respeitantes a Portugal, país que desde 1985, com o pioneiro Projeto MINERVA, realizou esforço, quer no apetrechamento das escolas com equipamento informático, quer na formação dos professores na utilização da tecnologia. Apresentamos um estudo exploratório com o objetivo de conhecer o grau de concordância relativamente aos fatores que os professores consideram determinantes para o uso de recursos educativos digitais (RED) no processo de ensinar e aprender. Constituiu-se uma amostra não probabilística de professores ‘especialistas’ por terem sido considerados como utilizadores de RED nas suas práticas pedagógicas que participaram num questionário e-Delphi com Q-Sort o qual decorreu em três etapas. Obteve-se um grau de concordância satisfatório no respeitante aos fatores que determinam que um RED seja utilizado pelos professores. Estes resultados preliminares serão futuramente confrontados com os de uma comunidade de especialistas de instituições de ensino superior e outras de áreas do conhecimento relacionadas com a investigação na utilização da tecnologia em educação.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/13074
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