Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/13042
Título: Avaliação das escolas e actores locais: responder ou melhorar?
Autor: Grilo, Vasco
Machado, Joaquim
Data: 2009
Editora: Universidade do Minho
Citação: GRILO, Vasco; MACHADO, Joaquim - Avaliação das escolas e actores locais: responder ou melhorar?. In Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, X, Braga, Portugal, 9-11 Setembro 2009. Actas do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Braga: Universidade do Minho, 2009. ISBN- 978-972-8746-71-1. p 3545- 3559
Resumo: O debate sobre a qualidade do sistema educativo ganhou nova dimensão com a aplicação às escolas de modelos de avaliação institucional. Estes modelos afirmam a autonomia dos serviços públicos e pressupõem a responsabilização e a prestação de contas. A escola, a autonomia e a avaliação são as entidades analíticas de base para o estudo da avaliação das escolas. Nesta comunicação, apresentamos os dados de um estudo de natureza qualitativa sobre o processo de auto-avaliação de uma escola secundária do norte de Portugal, com recurso à observação; à pesquisa documental e a entrevistas semi-estruturadas. Esta investigação permitiu identificar o tempo como uma variável essencial para a regulação de um jogo de interesses posto em marcha com a avaliação, num jogo centrado principalmente nos professores e na procura do modo certo de fazer as coisas (reacção) em detrimento de uma vontade própria de as fazer de uma determinada forma (acção). A investigação dá conta de um processo em que a escola move-se devagar e num registo defensivo, procurando mais a legitimação (responder) do que a transformação (melhorar). Identificam-se igualmente dimensões críticas e de desconforto, como os“resultados”, por comparação com outras áreas de mais fácil acolhimento, como as lideranças.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/13042
Aparece nas colecções:FEP - Artigos em actas / Papers in proceedings

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