Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/13027
Título: Supervisão da prática pedagógica e colegialidade docente. A perspetiva dos candidatos a professores
Autor: Mesquita, Elsa
Formosinho, João
Machado, Joaquim
Palavras-chave: Formação inicial
Trabalho docente
Colegialidade
Supervisão
Data: 2012
Editora: Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa
Citação: MESQUITA, Elsa; FORMOSINHO, João; Machado, Joaquim - Supervisão da prática pedagógica e colegialidade docente. A perspetiva dos candidatos a professores. Revista Portuguesa de Investigação Educacional. ISSN 0873-6561. Vol. 12 (2012), p. 59-77
Resumo: Neste artigo pretende-se dar conta de uma investigação que levamos a cabo junto de formandos de uma instituição de formação inicial. Teve-se como objetivo conhecer as representações de alguns «futuros professores» sobre os contributos que a prática pedagógica teve para a construção identitária da docência, em momentos determinados pelo trabalho docente, pela colegialidade e, obviamente, pelo trabalho que nos é inerente: a supervisão. Assim, partimos da seguinte questão: Qual é a visão que os formandos/futuros professores têm relativamente às práticas de supervisão desenvolvidas numa instituição de formação inicial de professores? Este trabalho pretende dar conta das inegáveis vantagens da supervisão pedagógica, mas também dos seus problemas para melhor compreender o conceito de “supervisão” e de outros com ele relacionados, como os de trabalho docente e colegialidade. Percebemos pelos discursos dos sujeitos entrevistados que a formação inicial é um momento crucial e transformador da vida de um aluno/futuro professor, confi gurando- -se esta como um conjunto de relações dialéticas e de interações que se estabelecem entre os vários intervenientes do processo formativo, sobretudo, em momentos supervisivos.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/13027
Aparece nas colecções:CEDH - Artigos em revistas nacionais com Arbitragem / Papers in national journals with Peer-review

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Supervisão da prática pedagógica e colegialidade docente. A perspetiva dos candidatos a professores.pdf2,28 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.