Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/12918
Título: Cidadãos estrangeiros em Portugal: migrações, crime e reclusão
Autor: Matos, Raquel
Machado, Carla
Barbosa, Mariana
Salgueiro, Gabriela
Data: 2012
Editora: Associação Portuguesa de Psicologia (APP)
Citação: MATOS, Raquel ...[et al.] - Cidadãos estrangeiros em Portugal: migrações, crime. In Psicologia. ISSN 0874-2049. (2012) vol. XXVII, nº1 . 15p.
Resumo: Neste artigo são analisados três temas de elevada relevância social: 1) a evolução histórica dos fluxos migratórios em Portugal; 2) a construção social da figura do ‘imigrante’; 3) a evolução, na última década, dos números e características da população de nacionalidade estrangeira no contexto prisional português. Embora historicamente se associe imigração e crime, a investigação recente não evidencia tal relação e revela que os imigrantes podem ter um impacto positivo na demografia e nas dinâmicas sociais dos países que os acolhem (Rosa, Seabra & Santos, 2003). Neste artigo argumenta-se que, apesar do aumento da proporção de cidadãos estrangeiros nas prisões portuguesas, há falta de conhecimento sobre os diferentes cenários da criminalidade que os conduz à reclusão e sobre o seu estatuto, em termos de legalidade ou ilegalidade e de contexto de residência. Ao proporcionar essa discussão esperamos contribuir para a desconstrução dos estereótipos que relacionam os cidadãos estrangeiros e o crime.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/12918
Aparece nas colecções:FEP - Artigos em revistas nacionais com Arbitragem / Papers in national journals with Peer-review

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Cidadãos estrangeiros em Portugal migrações, crime e reclusão.pdf269,29 kBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.