Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/12623
Título: Habilitação Docente numa dinâmica de formação supervisionada : relatório
Autor: Pacheco, Susana Marisa Morais
Orientador: Restivo, Francisco José de Oliveira
Palavras-chave: Ensino
Aprendizagem
Ensino de Informática
E-learning
Teaching
Learning
Computer Education
Data de Defesa: 26-Dez-2012
Resumo: O presente relatório de estágio pedagógico foi elaborado no âmbito do II Ciclo de Estudos em Ensino de Informática da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa, pólo de Braga. Este documento relata de forma detalhada o trabalho desenvolvido durante o último ano no referido mestrado, versando sobre a componente pedagógica e científica do mesmo. Inicialmente é efetuado um enquadramento do estágio pedagógico recorrendo à legislação que regulamenta o ensino básico e secundário, e a alguma bibliografia no âmbito das Ciências da Educação. Relativamente às práticas de ensino supervisionadas, reflete-se sobre os métodos e estratégias utilizadas durante o processo de ensino-aprendizagem. Na componente de investigação científica, descreve-se a investigação realizada para complementar e apoiar a componente letiva e não letiva do estágio pedagógico, e a investigação efetuada para o processo de escrita de um artigo científico. É também apresentado o artigo científico “O ensino em e-learning. Implicações na aprendizagem”. Por fim, são elaboradas conclusões e reflexões pessoais de todo o trabalho desenvolvido.
This report was prepared for teaching practice within the Cycle II of Studies in Informatics Education, Faculty of Social Sciences, Catholic University of Portugal, Braga pole. This document describes in detail the work done in the last year of the referred master, consisting of a pedagogic and a scientific component. Initially, it is presented a framework for teaching practice using the law that regulates the primary and secondary schools, and some bibliography in the scope of Education Sciences. For the supervised teaching practice, it is done a reflection on the methods and strategies used during the teaching-learning process. In the scientific research component, it is described the research undertaken to complement and support the teaching practice, and the research done for the process of writing a scientific paper. It also presents the scientific paper "Education in e-learning. Implications for learning. ". Finally, conclusions and personal reflections are drawn of all the work done.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/12623
Aparece nas colecções:R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
FCS - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RelatóriosSusana_Pacheco.pdf945,78 kBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.