Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/12620
Título: Capacitação docente em contexto de prática de ensino supervisionada : relatório
Autor: Dias, Paulo Fernando Estaca
Orientador: Cardoso, Sílvia Maria Castro Fortes
Palavras-chave: Ensino Supervisionado
Processo de Ensino e Aprendizagem
Tecnologias de Informação e Comunicação
Informática
Currículo
Supervised Teaching
Learning-Teaching Process
Information and Communication Technologies
Informatics
Curriculum
Data de Defesa: 26-Jun-2012
Resumo: O presente relatório foi desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino de Informática, da Faculdade de Ciências Sociais, da Universidade Católica Portuguesa – Braga. Neste descrevem-se todas as atividades letivas e não letivas realizadas ao longo da prática de ensino supervisionada na Escola EB 2/3 de Real e as atividades científicas de complemento da formação necessária à realização do estágio e à elaboração de um artigo científico. Assim, constam deste relatório uma descrição mais teórica de questões pedagógicas que permite perceber os conceitos fundamentais mobilizados ao longo da prática de ensino supervisionada; todo o trabalho desenvolvido ao nível da componente de investigação científica que culminou com a realização do artigo, o qual também se encontra do presente relatório; por último, todo o trabalho desenvolvido no âmbito das Jornadas de Ensino de Informática, realizadas pelos alunos do Mestrado em referência.
The following report was developed for the Supervised Teaching Practice, for the Masters in Informatics Teaching, in the Social Science Faculty, of the Portuguese Catholic University – Braga. It includes the description of all the curricular and non-curricular activities developed during the supervised teaching practice in the Escola EB 2/3 de Real, and also the scientific activities that complemented the formation necessary for the internship, as well as the elaboration of a scientific article. Consequently, this report contains a theoretical description of pedagogical subjects that leads to an understanding of central concepts mobilized during the supervised teaching practice; it also comprises all the work developed in the scientific investigation component that culminated in the creation of the article, which is included in this report; and finally, all the work developed for the “Jornadas de Ensino de Informática”, organized by the students of this Masters.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/12620
Aparece nas colecções:R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
FCS - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Divulgação.pdf243,79 kBAdobe PDFVer/Abrir
Relatório_PESII - Final.pdf1,93 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.