Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/12586
Título: A intervenção dos pais no governo da escola pública : estudo de caso
Autor: Sousa, Ana Maria Albuquerque de
Orientador: Afonso, Natércio Augusto Garção
Alves, José Joaquim Ferreira Matias
Data de Defesa: 2013
Resumo: O nosso trabalho inscreve-se no campo de estudo das políticas de autonomia da escola pública portuguesa, particularmente na problemática do reforço da intervenção parental no governo das escolas. Procurámos conjugar o olhar teórico da análise das políticas públicas de educação, nas quais se integra a implementação do novo regime jurídico da autonomia, administração e gestão das escolas, o Decreto-Lei n.º 75/2008, de 22 de Abril, e o olhar organizacional, a forma como o reforço da participação das famílias, na direção estratégica de uma organização escolar pública - um Agrupamento de Escolas da área geográfica de Viseu - se concretiza, acompanhando intensivamente e analisando o funcionamento do seu Conselho Geral. O principal objetivo foi verificarmos se o protagonismo normativo da intervenção dos pais no governo da escola pública, decorrente da necessidade de instituir novas práticas de regulação de poder, que nos últimos anos têm marcado a generalidade dos sistemas educativos dos países, nomeadamente, da Europa Ocidental, na sequência da crise de modelos centralistas, se reflete e como se reflete nas práticas destes atores com responsabilidades organizacionais. Procurámos responder a questões que desvelassem as suas lógicas de ação, na sua relação de poderes com os outros atores desta organização política, privilegiando a abordagem política. As respostas que encontrámos, por um lado, confirmam a desarticulação entre a retórica dos documentos oficiais, legitimadores da ordem burocrática, apagando ou relativizando a vivência política da organização escolar, o conflito, latente ou explícito nas lutas pela repartição do poder, por outro, revelam a vontade da inscrição da voz dos pais nas linhas orientadoras da vida desta organização, desmistificando a culpabilização secular de passividade, desmobilização e falta de preparação para o fazerem, apesar dos obstáculos que eles, e os outros atores externos à escola, continuam a encontrar para essa intervenção democrática.
Ce projet d’investigation s’inscrit dans l’étude des politiques de l’autonomie de l’école publique portugaise, notamment en ce qui concerne le rôle de l’intervention parentale dans le gouvernement de l’école. Nous avons essayé de conjuguer le regard théorique de l’analyse des politiques publiques de l’éducation des dernières années, au sein desquelles est publié notre référentiel normatif, le Décret-loi nº. 75/2008, de 22 avril, et le regard organisationnel, les modes comme ce renforcement du pouvoir des familles s’exercent dans un cas concret – une organisation scolaire du centre du pays - en accompagnant intensivement le fonctionnement de l’organe cupule de direction stratégique, son Conseil Général. Notre principale finalité était de vérifier l´articulation ou la désarticulation entre la rhétorique discursive et la pratique des acteurs, son intervention directe, ses logiques d’action, offertes para les nouveaux modèles de régulation des pouvoirs, sous le signe de la gouvernance, qui marque l’actualité législative de la plupart des systèmes éducatifs des pays occidentaux, déterminées para la crise des paradigmes centralisés de l’État Educateur. Les réponses à nos questions confirment la désarticulation entre les documents officiels, institutionnels, et le champ de l’action concrète. Cependant, notre étude révèle le caractère politique de l’intervention des parents, dans les luttes implicites ou explicités vers la répartition asymétrique des pouvoirs dans cette organisation, en établissant une rupture avec des études séculaires qui condamnent les familles, et les communautés, à la passivité, à la démobilisation et manque de préparation pour le faire, malgré les obstacles à cette participation démocratique.
The present investigation focuses on the field of study of autonomy policies in Portuguese public schools and, particularly, the parental intervention in its government. We attempted to combine a theoretical approach in the analysis of public policies of education, which include the implementation of the new juridical regime, regarding schools’ autonomy, administration and management, the Decree Law n.er 75/2008, of the 22nd of April, and the organizational look, the means by which families participation reinforcement is accomplished, in the direction of a public school organization (located in the mid-region of Portugal) whose work we followed and analyzed, intensively. The main purpose of this investigation was to verify the articulation, or the lack of it, between the rhetoric’s of speech and the actor’s practices, their direct intervention and their logics of action, concerning the new models of power regulation - the governance - that shape the current educational legislation, among western countries, resulting from the crisis of centralist models. We tried to answer a number of questions that might unveil their logics of action, in their power relationships with the other partners of this political organization, giving privilege to political analysis. The answers confirm the disarticulation between the rhetoric’s of official documents, which legitimize a bureaucratic order, and the field of action, where our study shows the political character of parental intervention, in the implicit or explicit struggles for an asymmetrical repartition of power in this organization. It also reveals the parents will to have a voice in the guiding lines of school life, establishing a breaking point with secular studies that condemn families to passivity, to immobilization and to the deficit of preparation to act, in spite of the obstacles to their democratic participation.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/12586
Aparece nas colecções:R - Teses de Doutoramento / Doctoral Theses
FEP - Teses de Doutoramento / Doctoral Theses

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