Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/12481
Título: Por um Ethos do cuidar em contexto escolar
Autor: Silva, Eveline Maria de Filomena Azevedo Monteiro
Orientador: Barbosa, Adérito Gomes
Baptista, Isabel Carvalho
Data de Defesa: 2013
Resumo: Este trabalho corresponde ao relatório de um projecto de investigação e centra-se nas questões do ethos escolar, procurando evidenciar indicadores pedagógicos associados a uma cultura de cuidado. Partindo da convicção de que as escolas que agem como comunidades cuidadoras vão ao encontro das necessidades de todos os seus membros, em particular dos alunos, o nosso estudo pretendeu saber em que medida é que as escolas portuguesas podem ser identificadas como comunidades cuidadoras. Na tentativa de desvelamento de um ethos tecido no quotidiano escolar, conducente à compreensão do modo como se trabalha o valor do cuidado, este trabalho insere-se no quadro teórico das Ciências da Educação com especial enfoque na Pedagogia Social. Este enquadramento conceptual remete para uma perspectiva ampla de educação e para a regulação da acção educativa, numa lógica de articulação entre a aprendizagem, o laço social e a vida comunitária. Para efeitos de estudo empírico, recorremos a uma metodologia de cariz quantitativo, indexada a uma perspectiva pontuada por uma complexidade paradigmática, e analisámos a situação de uma escola secundária com 3º ciclo, identificando as percepções dos membros da comunidade escolar sobre a escola como comunidade cuidadora. Aplicámos o questionário intitulado ECCPII – Perfil- Escola como Comunidade Cuidadora II – Perfil) e um questionário sócio- demográfico a uma amostra probabilística estratificada de 327 pessoas (alunos, docentes e não docentes, pais e encarregados de educação e fornecedores). Da análise factorial exploratória do ECCPII- Perfil (α=.90) e da análise factorial confirmatória, resultou uma versão com 30 itens, permitindo a extracção de cinco sub-escalas, tal como no questionário original (School as a caring community Profile II- SCCPII-Profile de Lickona e Davidson, 2003). Todavia, os itens obedeceram a uma distribuição diferente em cada sub-escala, em comparação com o SCCPII-Profile, por razões de ordem cultural. A participação em actividades na escola foi a variável que revelou maior capacidade explicativa do conceito de escola como comunidade cuidadora. O respeito foi o valor a que a maior parte dos membros desta comunidade aludiram com maior realce. Foi ainda tida em atenção a percepção que os membros da comunidade tinham sobre os conceitos de cuidado e de hospitalidade em meio escolar. A triangulação dos dados contribuiu para caracterizar o perfil de escola como comunidade cuidadora, evidenciando a sua matriz axiológica.
Approaching a caring school ethos within the work that is carried out day-by-day in schools is the core subject of this research report. Caring schools and communities provide the basis to all their members to grow and flourish. Research shows that schools that view themselves as caring communities try hard to meet all the members’ needs, particularly the students’ with a positive impact in their behavior, in their academic achievement, and their social and emotional development. Understanding how do schools in Portugal view themselves as caring communities was our main aim. As it required an approach to school as a caring community, this work was developed within the theoretical field of Social Pedagogy that calls for a praxis that requires the regulation of all kinds of action in the educational field that are embedded in learning, social bonding, and community life. A quantitative methodology was used. The questionnaire ECCPII – Perfil- Escola como Comunidade Cuidadora II – Perfil) and a social-demographic questionnaire was applied to a random stratified sample of 327 school members (students, parents, teachers, staff, and suppliers), in order to gather the perceptions of all members of the school community concerning school as a caring community. Factorial analysis determined the extraction of five sub-scales, as well as confirmatory analysis, that are according to the original questionnaire (School as a caring community Profile II- SCCPII-Profile by Lickona e Davidson, 2003), though contrary to the original, only 30 items were validated [α=.90], all distributed also differently along the five sub-scales, maybe due to cultural differences. Participation in school activities showed up as the strongest predicting variable that stood up for school as a caring community. Care and hospitality in school were also two categories that we addressed by requiring all members perceptions throughout open-ended questions that requested qualitative analysis. Respect emerged as the most highlighted value. Within the framework of school as caring community, triangulation was reached through the perceptions of each group of respondents as well as by analyzing the school documentation what allowed us to understand the school ethos.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/12481
Aparece nas colecções:R - Teses de Doutoramento / Doctoral Theses
FCH - Teses de Doutoramento / Doctoral Theses

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
PARA REPOSITÓRIO.pdf311,57 kBAdobe PDFVer/Abrir
Tese Eveline Monteiro.pdf6,3 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.