Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/12439
Título: Competências Digitais para Ensinar e Aprender: Formar ou Não? Eis a Questão
Autor: Castro, Cornélia
Andrade, António
Lagarto, José
Palavras-chave: Desenvolvimento profissional
Formação
Motivação
Professores
Tecnologias digitais
Data: Jul-2013
Editora: Centro de Competência TIC do Instituto de Educação da Universidade do Minho
Citação: CASTRO, Cornélia; ANDRADE, António & LAGARTO, José - Competências Digitais para Ensinar e Aprender: Formar ou Não? Eis a Questão. – In VIII Conferência Internacional de TIC na Educação – Challenges 2013. Braga, Portugal, 15-16 Julho 2013. – In Actas da VIII Conferência Internacional de TIC na Educação – Challenges 2013 – Aprender a Qualquer Hora e em Qualquer Lugar. Organizado por Gomes, M. & Osório, A. Universidade do Minho. ISBN: 978-989-97374-2-6. p.301-318
Resumo: Os desafios da sociedade atual convocam os professores para o desempenho de novos e diferentes papéis, perante exigências profissionais cada vez mais complexas. Os esforços financeiros realizados para a expansão do acesso à tecnologia digital e a demanda dos alunos que esperam que a tecnologia integre a sua educação escolar, fazem com que aos professores não baste serem competentes na matéria curricular, esperando-se deles também competências digitais. Mas se a formação dos professores nessas competências se centrar apenas no desenvolvimento de capacidades técnicas, tal constitui-se como um obstáculo para a integração da tecnologia no processo de ensinar e aprender. Apresentam-se resultados preliminares de um estudo exploratório centrado na questão da formação detida pelos participantes da amostra e na sua utilização da tecnologia no processo de ensinar e aprender, resultantes de um inquérito por questionário autoadministrado online. Os dados obtidos sugerem o (re)pensar que formação poderá ser ministrada e certificada que capacite os professores para a integração da tecnologia nas áreas curriculares que lecionam.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/12439
Versão do Editor: http://193.137.91.134/challenges/documents/livro_de_atas_challenges2013.pdf
Aparece nas colecções:FEP - Artigos em actas / Papers in proceedings
FEG - Artigos em actas / Papers in proceedings

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Challenges_Jul_2013_CC_et_al.pdf204,76 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.