Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/12359
Título: Carisma e Inovação Social. Mercado e Gratuitidade dos Dons Artísticos no Porto Oitocentista
Autor: Gomes de Araújo, Henrique L.
Palavras-chave: Carisma
Inovação
Mercado
Gratuitidade
Elite
Data: 2012
Editora: Universidade Católica Editora
Citação: Gomes de Araújo, Henrique L. - Carisma e Inovação Social. Mercado e Gratuitidade dos Dons Artísticos no Porto Oitocentista. In Congresso “O Porto Romântico”, Porto, Portugal, 29-30 Abril, 2011. - Actas do I Congresso O Porto Romântico. 2012. ISBN: 978-989-8366-28-3. 813-823
Resumo: Esta comunicação parte da questão metodológica da investigação do economista Luigino Bruni (2010): “Será possível manter a gratuitidade juntamente com os incentivos e as dinâmicas do mercado e da empresa?” a que ele responde: “Penso que o grande desafio de toda a convivência humana é não sair do território da gratuitidade, (…) sem contudo cair na armadilha da nostalgia do mundo pré‑moderno, ou do comunitarismo pós‑moderno (p.191)”. Esta questão é discutida com referência analógica aos contextos fundacionais de uma sociedade comercial de vinhos do Porto e de uma sociedade de concertos orfeónicos na segunda metade de oitocentos. A hipótese de interpretação que é formulada é a de a inovação social que ambas significaram à época, em muito se ter ficado a dever ao carisma dos seus principais fundadores.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/12359
Aparece nas colecções:CITAR - Artigos em actas / Papers in proceedings

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Actas do Iº Congresso do Porto Romântico (c. científica).pdf157,7 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.