Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/12085
Título: A influência do pianista acompanhador no percurso de aprendizagem musical dos estudantes de instrumento
Autor: Crespi Rubio, Isolda
Orientador: Lourenço, Sofia
Data de Defesa: 21-Dez-2012
Resumo: O pianista acompanhador tem sido sempre considerado como um pianista de segunda categoria sofrendo de uma falta de reconhecimento e de valorização em detrimento do pianista solista. Para além de ter a base técnica e musical de um pianista solista, o pianista acompanhador ultrapassa as fronteiras do seu instrumento para comunicar com outros instrumentistas, sejam eles músicos profissionais, sejam alunos em instituições do ensino especializado da música. Deste modo, o objetivo principal da presente dissertação consiste em investigar e discernir o multifacetado papel do pianista acompanhador, e o seu impacto na aprendizagem musical dos estudantes de instrumento durante o ensino básico e secundário. Para esse efeito foram realizados 35 inquéritos a alunos e ex-alunos de academias de música, conservatórios e escolas profissionais de música e 11 entrevistas estruturadas a personalidades relevantes do ensino da música, nomeadamente diretores de instituições de ensino especializado da música, professores de instrumento e pianistas acompanhadores. Os dados obtidos através de cada uma destas metodologias foram sujeitos a uma análise quantitativa (usando o programa SPSS Statistics - Statistical Package for the Social Sciences) e qualitativa, respetivamente. A análise dos resultados revelou a grande importância do acompanhamento de piano regular durante a aprendizagem instrumental dos alunos, contribuindo para o desenvolvimento de aspetos técnicos e musicais. Também foram verificadas as funções do pianista acompanhador dentro de uma instituição de ensino da música tais como a orientação de ensaios sem o professor de instrumento, o apoio na preparação de obras e o apoio psicológico para o aluno, tornando-se assim o alicerce musical da performance. Em suma, o pianista acompanhador é a figura com quem o estudante de música partilha momentos de nervos, inseguranças e sucessos dentro e fora do palco, criando-se uma cumplicidade indispensável para uma colaboração produtiva e uma performance com êxito.
The accompanist has always been considered a second class pianist, suffering of a lack of recognition and merit, comparably to the solo pianist. Beyond having the same technical and musical training than a solo pianist, the accompanist crosses his instrument’s borders in order to communicate with other musicians, such as professional players and musical students. Therefore, the main goal of this dissertation is to investigate and clarify the multifaceted role of the accompanist, and its influence in the musical learning of young music players in both basic and secondary music education. This research is based in 35 questionnaires applied to both current and former students from music schools, conservatoires and artistic professional schools. Additionally, 11 interviews were made to relevant personalities from the Portuguese music education system, such as music school principals, instrument teachers and professional accompanists. The data obtained through these methodologies were submitted to a quantitative analysis (the software used was SPSS Statistics - Statistical Package for the Social Sciences) and to a qualitative analysis, respectively. The data analysis showed the great significance of regular piano accompaniment during the student’s instrumental learning, due to its contribution to their technical and musical development. Moreover, this study clarified the various roles of the accompanist in a music institution, such as the rehearsal guidance without the instrument professor, the feedback in the performance rehearsals and as a psychological advisor. In conclusion, the music student shares moments of anxiety, insecurity and success with the accompanist in and outside the stage. Therefore, it’s created between pianist and student an essential complicity to a productive musical collaboration and consequently, to a successful performance.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/12085
Aparece nas colecções:R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
EA - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
FEP - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Isolda Crespi Rubio.pdf2,24 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.