Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/12081
Título: Mudar trajetórias de vida : escola de segunda oportunidade : o caso da Escola de Matosinhos
Autor: Brito, Isabel Maria Lagarto de
Orientador: Palmeirão, Cristina
Palavras-chave: Educação
(In)Sucesso Escolar
Abandono
Diferenciação Pedagógica
Exclusão Social
Escolas de Segunda Oportunidade
Education
(In)Educational Attainment
Abandonment
Adaptive Education
Social Exclusion
Second Chance Schools
Data de Defesa: 30-Mar-2012
Resumo: O estudo que suporta o presente trabalho consiste, essencialmente, numa análise e consequente reflexão sobre o programa e as metodologias utilizadas na Escola de Segunda Oportunidade de Matosinhos. O programa de intervenção da escola e as suas metodologias diferenciadas, pretende ser uma oferta de certificação e de orientação formativa para um grupo de alunos com problemas de insucesso escolar e integração social, que não encontra resposta substantiva no sistema de ensino regular, o que, sem alternativas, os coloca em risco de exclusão social. Um programa que pretende, oferecer essas alternativas, dando cumprimento a uma formação que lhes permita a certificação básica e a sua inclusão na vida profissional e cívica. Sendo este um trabalho exploratório que procura compreender se esse projeto constitui uma efetiva resposta educativa de remediação ao abandono escolar e uma mais-valia para o acesso ao mercado de trabalho, estruturou-se numa atitude de reflexão investigativa. É um trabalho, suportado numa atitude de reflexão investigativa e que a partir de um estudo de caso, analisa as práticas pedagógicas alternativas que procuram caminhos (metodologias) diferentes, a sua consecução e de que forma mudam a trajetória de vida expectável para alunos sem formação escolar. Porque a montante deste projeto estão os princípios éticos e educacionais da escola inclusiva, este trabalho irá centrar a sua reflexão nos temas e problemas de uma escola para todos. Partindo de literatura que suporta esta reflexão, de dados recolhidos e da experiência pedagógica vivenciada pela autora na escola referenciada, esta investigação procura aferir se este projeto de intervenção é uma resposta consistente ao problema do insucesso escolar, oferecendo programas de ação de reinserção social e de integração para jovens fora das ofertas educativas disponíveis pela rede de escolas públicas.
The study that supports this work is essentially an analysis and subsequent reflection on the program and on the methodologies used in the Second Chance School of Matosinhos. The intervention program of the school and their different methodologies is intended to be an offer certification and orientation training for a group of students with problems of school failure and social integration which find no substantive response in mainstream education. Without alternatives this group is put at risk of social exclusion. A program that intends to offer these alternatives - in fulfillment of a formation - allows them a basic certification and an inclusion in their professional and civic life. This exploratory study was structured in an attitude of an investigative reflection that seeks to understand whether this project is an effective educational response to the re-measurement of dropout and an asset to the capital gain to the labor market. This study, supported in an attitude of investigative reflection and from a case study, analyzes the pedagogical practices that seek different alternative ways (methodologies). And it analyzes its achievement and how the expected trajectory of life for students without school formation may. Because of the amount of this project and the ethical principles of inclusive schooling and education, this work will focus their reflection on issues and problems of a school for everyone. Starting from the literature that support this reflection and data collected and pedagogical experience lived by the author referenced in school, this research seeks to gauge if this project is an intervention and a consistent response to the problem of school failure. And it researches programs of action and social reintegration, integration of youth out of the educational offerings available through the network of public schools.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/12081
Aparece nas colecções:R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
FEP - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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