Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/12057
Título: Ambientes digitais de aprendizagem no ensino superior : estudo de caso de uso do Moodle
Autor: Lagarto, José Reis
Palavras-chave: Elearning
Learning Management Systems
Moodle
Integração Curricular das TIC
Avaliação de Aprendizagens
ICT Curriculum Integration
Assessment of Learning
Data: 23-Jul-2013
Citação: LAGARTO, José R.- Ambientes digitais de aprendizagem no ensino superior : estudo de caso de uso do Moodle. IN VII CONFERÊNCIA INTERNACIONAL de TIC na EDUCAÇÃO, Braga, 2013. ISBN 978-989-97374-2-6
Resumo: A introdução de ambientes tecnologicamente enriquecidos nos processos de aprendizagem pode levantar algumas questões importantes, condicionadoras da estratégia a utilizar pelos docentes. Numa disciplina teórica da licenciatura em Comunicação Social e Cultural da Universidade Católica Portuguesa (UCP), com duas turmas e 83 alunos no total, utilizou-se o Moodle como ambiente virtual de aprendizagem, disponibilizando-se conteúdos e fóruns temáticos de participação obrigatória. Os estudantes foram convidados a fazer trabalhos, colocá-los na plataforma e, finalmente, realizaram a sua avaliação online. Com esta investigação pretendemos avaliar as competências digitais dos nossos alunos e verificar se a frequência de utilização da plataforma Moodle influenciava a avaliação da aprendizagem. Para o efeito, utilizamos uma metodologia baseada num estudo de caso, partindo-se de uma perspetiva exploratória. A aplicação de um questionário e a análise das estatísticas na plataforma permitiu apurar a existência de correlações positivas, mas moderadas, entre a avaliação e a frequência de acesso.
The introduction of technology enhanced learning environments in the learning process may raise some important questions, such as their influence in teaching. In a graduation course in Media and Cultural Communication in UCP, with two classes and 83 students in total, we used Moodle as a virtual learning environment, offering up content and forums of mandatory participation. Students were invited to perform learning activities, share them on the platform and finally perform a final assessment test online. We tried to assess the digital skills of our students and relate the frequency of use of Moodle influenced the assessment of learning. The application of a questionnaire and the analysis of statistics on the platform demonstrated the existence of positive correlations, but moderate, between evaluation and frequency of access.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/12057
ISBN: 978-989-97374-2-6
Aparece nas colecções:FCH - Artigos em actas / Papers in proceedings

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
elearning na sala de aula_Challenge2013.pdf629,34 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.