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Título: A aplicação da pedagogia Waldorf em alunos com síndrome de DAMP
Autor: Sousa, Maria de Lurdes Capelo Miragaia de
Orientador: Pinheiro, Ana
Marques, Carolina
Palavras-chave: Educação Especial
Necessidades Educativas Especiais
Síndrome de Damp
Pedagogia de Waldorf
Antroposofia
Desenvolvimento Cognitivo e Motor
Special Education
Special Education Needs
DAMP Syndrome
Waldorf Education
Anthroposophy
Motor and Cognitive Skills
Data de Defesa: 11-Jul-2013
Resumo: O presente estudo na área de educação especial tem como objecto um aluno que em termos clínicos enquadra os défices apresentados no síndrome de DAMP e que, no ano de 2010-2011, frequentou em simultâneo o ensino regular e a pedagogia Waldorf. O aluno manifestou, ao longo do seu percurso escolar, dificuldades de adaptação e de aprendizagem em todas as áreas logo no primeiro ano de escolaridade. No decorrer do 1º Ciclo integrou a Educação Especial e beneficiou de algumas das medidas educativas previstas no Decreto-Lei 3/ 2008. Ao transitar para o 5º Ano, além das medidas que já usufruía, foi-lhe adicionada a frequência de actividades ocupacionais em parceria com a Casa Santa Isabel, visando o desenvolvimento de estratégias de educação específicas da pedagogia Waldorf. Decorrido o ano lectivo, apurámos uma relativa unanimidade no que diz respeito às dificuldades apresentadas inicialmente pelo aluno e às suas melhorias, principalmente ao nível da motricidade fina, integração pessoal/social e atenção/concentração. Os resultados mostram que as actividades oferecidas pela pedagogia Waldorf foram benéficas para o aluno, como forma de superação ainda que ligeira de algumas das dificuldades que apresentava, embora o trabalho tenha acabado por ser inconclusivo, atendendo à integração tardia do aluno nesta pedagogia e ao pouco tempo em que nela esteve inserido.
This study regarding special education has as subject matter a student who, in clinical terms, exhibits all characteristics of DAMP syndrome and who throughout the school year of 2010-2011 attended a regular school system as well as the Waldorf education. Throughout his educational path and during his first year the student experienced adjustment and learning difficulties in all subjects. During the first cycle the student was included in a special education program and benefited from all the educational measures established by the decree- law 3/2008. During fifth grade, along with the measures already set, he was also included in hands-on learning activities in a partnership with Casa Santa Isabel, aiming to develop specific educational standards set by Waldorf education. At the end of the school year we were able to reach an unanimous evaluation of the difficulties initially presented by the student as well as of his improvements as to motor skills, personal/social integration and attention/ concentration. The results show that all the activities offered by the Waldorf Education were beneficial for the student and helped to improve, although scarcely, some of his difficulties. The study ended inconclusive due to the late integration of the student in this sort of education, as well as due to the short period of attendance in this activity.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/12012
Aparece nas colecções:R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
DEGS - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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