Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/11984
Título: Os jovens alunos : diferentes histórias, diferentes percursos : uma realidade
Autor: Viana, Fabiana Barreiros Pires
Orientador: Pereira, Maria Teresa Jacinto Sarmento
Data de Defesa: 2011
Resumo: A educação é um tema que há algum tempo suscitou interesse, na tentativa de melhor compreender o fenómeno do insucesso escolar. Neste sentido, verificaram-se algumas reformas, e desde a entrada de Portugal na União Europeia as mesmas foram implementadas juntamente com medidas, com o intuito de combater o problema e procurando minimizar a sua dimensão. No entanto, este fenómeno continua a persistir. Ao aumento da importância atribuída à educação e à formação das crianças e dos jovens, está associada a consciência crescente do papel que a colaboração escola-família desempenha no seu sucesso educativo. No entanto, a reduzida participação da família na vida escolar é um problema com que a escola se debate. Este estudo pretende dar a conhecer alguns aspectos do contexto familiar dos alunos da Escola Básica Integrada de Castelo do Neiva em Viana do Castelo que contribuem para o insucesso escolar. Bem como, procurou-se identificar e compreender os factores e as causas. Por fim, concluiu-se que é urgente encontrar processos que ajudem a mudar determinadas atitudes para que haja uma maior participação, transformando a escola numa verdadeira comunidade educativa.
Education is a subject that has raised interest for some time, trying to better understand the school failure phenomenon. In this sense, there have been some reforms, and since Portugal joined the European Union they have been implemented along with measures in order to combat the problem and trying to minimize their dimension. However this issue persists. The increased emphasis on children and young people education and forming, is associated with the growing awareness of the role that school-family collaboration plays in their educational success. Nevertheless, the small family participation in school ambiance is a trouble for schools. This study intends to show some sides of students’ familiar backgrounds of Castelo do Neiva Integrated School, at Viana do Castelo, which contribute to school failure. As well, we tried to identify and understand those factors and causes. Finally, it was concluded that it is urgent to find methods that help change some attitudes to reach more participation, turning the school into a true educative community.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/11984
Aparece nas colecções:R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
FCS - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Temporario.pdf9,29 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.