Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/11962
Título: A avaliação externa de escolas : um contributo para a mudança na organização escolar?
Autor: Dias, Paula Gracinda Arnaud M.
Orientador: Batista, José Afonso
Alaiz, Vítor
Data de Defesa: 31-Jan-2012
Resumo: A acção avaliativa é considerada, por muitos autores e decisores, como uma mais-valia e um contributo imprescindível para o crescimento das organizações escolares e para a melhoria do Sistema Educativo. A investigação realizada pretendeu analisar o papel que a Avaliação Externa das escolas levada a cabo pela Inspecção Geral da Educação (IGE) desempenha na promoção da auto-avaliação e melhoria das escolas e, por outro, identificar o modo como docentes de um mesmo Agrupamento de Escolas, percepcionam a acção e contributo desta entidade para o crescimento e mudança da organização escolar. Assim, toda a investigação empírica foi desenvolvida segundo quatro eixos de análise: vertente pessoal da avaliação; vertente pessoal/pedagógica da avaliação; vertente organizacional da avaliação; vertente de “construção de sentidos” da avaliação (articulação entre a Avaliação Externa e a Auto-Avaliação). Considerando que foram estes eixos de análise que se pretenderam estudar e reflectir optou-se por efectuar uma investigação qualitativa, aplicando uma entrevista semi-estruturada à nossa amostra: professores que estiveram presentes nos painéis da Avaliação Externa realizada pela IGE num agrupamento de escolas do interior do país. Os dados obtidos evidenciaram que os professores consideram que após a Avaliação Externa pela IGE, houve preocupação por parte da liderança e da comunidade educativa de utilizar internamente as suas recomendações. Nesse sentido, foram desencadeadas acções e processos que optimizaram o processo de mudança e melhoria da organização escolar. A articulação entre Avaliação Externa e Auto- Avaliação – “construção de sentidos”, foi uma evidência e está a surtir os seus efeitos mas, a nível de práticas lectivas e supervisão pedagógica, existe ainda um longo caminho a percorrer. Considera-se que o sucesso e optimização de todo este processo avaliativo depende de forma determinante do modo como as lideranças e a comunidade educativa se posicionam relativamente à sua necessidade e validade educativa.
The assessment process is considered, by many authors and decision makers, as a benefit and an indispensable contribution to the growth of school organizations and to the improvement of the Educational System. The investigation that took place aimed at analysing the role that the External Assessment of schools – carried out by the General Inspection of Education (GIE) – performs in the promotion of self-assessment and improvement of schools and, on the other hand, aimed at identifying how the teachers of a same group of schools understood the action and the contribution of this entity to the growth and change of the school organization. Thus, all the empirical research has been developed according to four lines of analysis: personal aspects of assessment; personal/pedagogical aspects of assessment; organizational aspects of assessment; the «building of meanings» aspects of assessment (the articulation between External Assessment and Self-assessment). Having in consideration that these were the lines of analysis we aimed at studying and reflecting on, we decided to carry out a qualitative investigation by applying a semi-structured interview to our sample: teachers who had been part of the interviewee groups with the External Evaluation carried out by carried out by GIE in a group of schools the interior. The collected data showed teachers consider that, after the External Assessment act by GIE, the leadership and the educational community were concerned about using its recommendations internally. Therefore they started actions and processes in order to optimize the process of change and improvement of the school organization. The connection between External Assessment and Self-Assessment: - «building of meanings»-, was an evidence and is taking effects, but in what concerns school/academic practice and pedagogic supervision there is still a long way to cover. All the interviewees consider that the success and the optimization of this assessment process depends mainly on the way the leaderships and the educational communities consider its necessity and its educational validity.
L’action d’évaluation est considérée, par plusieurs auteurs et des décideurs, comme une valeur ajoutée et une contribution indispensable pour le développement des organisations scolaires et un perfectionnement du Système Éducatif. L’investigation réalisée a prétendu analyser le rôle que l’Évaluation Externe des écoles faite par l’Inspection Générale de l’Éducation (IGE) développe dans la promotion de l’auto-évaluation et dans le développement positif des écoles et, d’autre part, identifier la façon comment certains enseignants d’un même Regroupement d’Écoles, s’aperçoivent de l’action et de la contribution de cette entité pour le développement et le changement de l’organisation scolaire. De cette façon, toute l’investigation empirique a été développée selon quatre axes d’analyse : côté personnel de l’évaluation ; côté personnel/pédagogique de l’évaluation ; côté organisationnel de l’évaluation ; côté de « construction de sens » de l’évaluation (articulation entre l’Évaluation Externe et l’Auto- Évaluation). Considérant que ces axes d’analyse ont été ceux sur lesquels on prétendait étudier et réfléchir, on a décidé d’effectuer une investigation qualitative, en appliquant une interview/questionnaire semi-structurée par rapport à notre échantillon: des enseignants qui ont été présents dans cette action d’Évaluation Externe réalisée par l’IGE dans un regroupement d’écoles de l’intérieur du pays. Les données obtenues ont mis en évidence que les enseignants considèrent qu’après l’Évaluation Externe faite par l’IGE, il y a eu un souci de la part des dirigeants et de la communauté éducative d’utiliser au niveau interne ses recommandations. Dans ce sens, ont été mises en place des actions et des procédures qui ont optimisé le procès de changement et l’amélioration de l’organisation scolaire. L’articulation entre l’Évaluation Externe et l’Auto-évaluation - « construction de sens », a été une évidence et commence à produire ses effets, mais au niveau des pratiques de l’enseignement et de supervision pédagogique il y a encore un long chemin à parcourir. On peut considérer que le succès et optimisation de tout ce procès d’évaluation est décisif de la façon comme les dirigeants et la communauté éducative se positionnent par rapport à ses besoins et sa validité éducative.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/11962
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