Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/11956
Título: A educação na pessoa com diabetes tipo 2 para a adesão às atividades de autocuidado
Autor: Salvado, Susana Sequeira
Orientador: Pereira, Paulo
Palavras-chave: Diabetes Tipo 2
Formação
Atividades de Autocuidado
Type 2 Diabetes
Training
Self-Care Activities
Data de Defesa: 2-Fev-2012
Resumo: A diabetes mellitus (DM) constitui um grave problema de saúde pública a nível mundial, não só pelo aumento da sua incidência, como também pela sua elevada morbilidade e mortalidade. No entanto, uma grande percentagem da mortalidade associada à diabetes pode ser prevenida através da normalização dos níveis de glicemia. A educação na diabetes é o pilar fundamental no tratamento desta patologia, pois os doentes diabéticos, com a ajuda dos profissionais de saúde, devem executar um complexo plano de ações de forma a desenvolver habilidades de autocuidado. O objetivo principal deste trabalho foi explicar a importância da educação na pessoa com diabetes tipo 2 para a sua adesão às atividades de autocuidado. Para tal foi realizado um estudo transversal de natureza exploratório-descritivo, com uma metodologia de caráter quantitativo. Para a recolha de dados foram utilizados dois questionários: um questionário para caraterização sociodemográfica, formação na diabetes e antecedentes pessoais; e outro questionário para a avaliação das atividades de autocuidado com a diabetes, tendo sido traduzido e adaptado para português por Bastos Severo & Lopes (2007). A amostra foi constituída por 100 indivíduos com diabetes tipo 2, pertencentes às freguesias de Atalaia do Campo, Castelo Novo, Póvoa de Atalaia e Soalheira. Os resultados obtidos com a realização deste trabalho demonstram que a formação na diabetes é importante para a adesão às atividades de autocuidado no diabético tipo 2, pois, no estudo efetuado, 51,8% da média de adesão às atividades de autocuidado na DM tipo 2 foi explicada pela formação que o inquirido referia apresentar em relação à diabetes.
Diabetes mellitus (DM) is a serious public health problem worldwide, not only for its rising caseness, but also for its high morbidity and mortality. However, a large percentage of the mortality associated with diabetes can be prevented through the normalization of blood glucose levels. The education in diabetes is the cornerstone in the treatment of this disease, because patients with diabetes, with the help of health professionals, must perform a complex action plan in order to develop self-care skills. The main objective of this work was to explain the importance of education in people with type 2 diabetes for their adherence to self-care activities. To do so, we used a cross-sectional study of exploratory-descriptive nature with a quantitative character methodology. To collect data we used two questionnaires: a questionnaire for socio-demographic characterization, training in diabetes and personal history, and another questionnaire for the assessment of self-care activities with diabetes, which was translated and adapted to Portuguese by Bastos, Severo & Lopes (2007). The sample comprised 100 individuals with type 2 diabetes, who came from Atalaia do Campo, Castelo Novo, Póvoa de Atalaia and Soalheira. The results obtained in this work show that the training in diabetes is important for the adherence to the self-care in type 2 diabetes, because in the study, 51.8% of the average adherence to the self-care in type 2 DM was explained by the training that the respondent claimed to have on diabetes.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/11956
Aparece nas colecções:R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
DEGS - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
A EDUCAÇÃO NA PESSOA COM DIABETES TIPO 2 PARA A ADESÃO ÀS ATIVIDADES DE AUTOCUIDADO.pdf1,68 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.