Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/11954
Título: Uma escola para todos : percepções/expectativas do professor do ensino regular, face ao perfil e trabalho do professor de Educação Especial
Autor: Faria, Maria Fernanda
Orientador: Marques, Maria Carolina Pereira
Amaro, António Rafael
Palavras-chave: Educação Inclusiva
Percepções dos Professores do Ensino Regular
Expectativas dos Professores do Ensino Regular
Professores do Ensino Regular
Professores de Educação Especial
Inclusive Education
Perceptions of Regular Teachers
Expectations of Regular Teachers
Regular Teachers and Special Education Teachers
Data de Defesa: 26-Ago-2011
Resumo: Esta investigação identifica as percepções e as expectativas que os Professores do Ensino Regular têm face ao perfil e ao trabalho desenvolvido pelos Professores de Educação Especial. Procedemos a uma revisão bibliográfica envolvendo a temática da Educação Inclusiva, das percepções e das expectativas dos professores e o papel que estas desempenham no atendimento das crianças em geral e das crianças consideradas com necessidades educativas especiais, em particular. Em termos de metodologia, utilizámos a técnica do questionário, tendo este sido aplicado aos Professores do Ensino regular do 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário, do Concelho de Ponte de Sor Definimos as variáveis independentes (idade, sexo, experiência docente e habilitações académicas) e as variáveis dependentes (percepções relativas ao perfil e ao trabalho do Professor de Educação Especial e, expectativas relativas ao perfil e ao trabalho desenvolvido pelo Professor de Educação Especial). Contrariamente ao senso comum no que diz respeito às percepções e expectativas do professor do ensino regular no que diz respeito ao perfil e trabalho do professor de Educação Especial, verificámos que os professores inquiridos têm percepções e expectativas elevadas relativamente ao trabalho e perfil, deste profissional. Verificámos percepções mais favoráveis relativas ao perfil e ao trabalho desenvolvido pelos professores de Educação Especial nos grupos de inquiridos do sexo masculino, com idade situada entre os 26 e 30 anos, experiência profissional entre os 6 e 15 anos e menores habilitações académicas (Bacharelato). Verificamos também, que à medida que aumenta a idade, a experiencia profissional e as habilitações académicas dos inquiridos, diminuem as percepções e expectativas relativamente ao perfil e trabalho do professor de Educação Especial.
This research identifies the perceptions and expectations that the regular teachers have in what concerns the profile and the work developed by the Special Education Teachers. We conducted a bibliographic review involving the theme of Inclusive Education, perceptions and expectations of teachers and the role they play in the education of children in general and children with special needs in particular. In terms of methodology, we used the technique of the questionnaire; the latter was applied to regular teachers of the 2nd and 3rd Cycle of Junior School and Secondary School, in the council of Ponte de Sor. We defined the independent variables (age, sex, teaching experience and academic qualifications) and the dependent variables (perceptions regarding the profile and the work of Special Education Teacher, and expectations regarding the profile and the work developed by the Special Education Teacher). Contrarily to common sense in what concerns the perceptions and expectations of regular education teachers regarding the profile and work of the Special Education teacher, we found that the teachers surveyed have high expectations and representations in relation to the work and profile of these professionals. We found out that the male inquired considered perceptions a priority taking into account the profile and work to be developed by Special Education teachers, while the female inquired value expectations more relatively to the profile and work of the Special Education teacher. We also verified that as the age, professional experience and academic qualifications of the inquired increase, the perceptions and expectations about the profile and work of the Special Education teacher decrease.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/11954
Aparece nas colecções:DEGS - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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