Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/11940
Título: O papel do professor na promoção da literacia : um percurso de vida
Autor: Alves, Maria Isabel de Sousa Abreu Severino
Orientador: Roldão, Maria do Céu
Palavras-chave: Literacia
Leitura
Escrita
Projetos
Reflexão
Avaliação de Desempenho
Supervisão
Literacy
Reading
Writing
Projects
Reflection
Performance Evaluation
Supervision
Data de Defesa: 31-Out-2012
Resumo: Este relatório reflexivo visa descrever e analisar o meu percurso de vida como professora de português, desde a formação inicial, em 1989 até à presente data, dando especial enfoque aos oito últimos anos. Nele narro alguns episódios mais marcantes da minha vida profissional e reflito sobre o trabalho desenvolvido com vista à promoção da literacia e ao desenvolvimento das competências de leitura e escrita dos alunos dos Ensinos Básico e Secundário, enquanto professora de português e no desempenho da função de coordenadora do Departamento de Língua Portuguesa. Num primeiro momento, debruço-me essencialmente sobre o meu papel de professora, traçando e refletindo sobre o momento posterior à formação inicial, a adaptação ao ensino, focalizando, de seguida, os últimos anos e nestes as estratégias, as metodologias e as atividades desenvolvidas, algumas dificuldades e alguns sucessos. Num segundo momento, descrevo e analiso o trabalho e os projetos que desenvolvi com os meus pares enquanto coordenadora do Departamento de Língua Portuguesa. Destaco a importância da escola que, através dos princípios que orientam a ação educativa e do papel fundamental dos professores, contribui para a aprendizagem, desenvolvimento e promoção da leitura e da escrita, competências fundamentais para o sucesso do aluno. Por último, aponto para a avaliação de desempenho como um caminho possível para a supervisão, permitindo a reflexão sobre as atividades que se promovem, de como se executam e como poderão ser ajustadas ou melhoradas, por forma a contribuírem para o desenvolvimento profissional do professor e, consequentemente, para a literacia dos jovens. Acredito que esta narrativa contribuiu para a reflexão sobre as minhas práticas e a dos colegas com quem diariamente trabalho e, sobretudo, considero que irá proporcionar, a partir deste momento, uma reflexão constante, conducente à mudança dos meus procedimentos que, por sua vez, serão incutidos a outros colegas e, em última instância, proporcionarão a mudança que conduzirá ao sucesso dos alunos.
This study aims at describing and analyzing my practice as a teacher of Portuguese, since 1989 till the present day, giving special emphasis to the last eight years of my career. I narrate some of the most relevant experiences and episodes of my professional life and reflect on how the work done promoted the literacy and developed the reading and writing skills of my students of basic and secondary education, both as a teacher and as leader of the Department of Portuguese Language. The first part of this study is dedicated to the analysis of my role as a teacher after the initial training and my adjustment to teaching. Then I focus on the last years of my career and on the activities, strategies and methodologies used as well as on the difficulties I felt and rewards I had. In the second part of this study, I describe and analyze the work and projects developed with my peers while coordinator of the Department of Portuguese Language. I also highlight the importance of school and educational policies that, together with teachers, play an important role in developing and promoting essential reading and writing skills that contribute to the success of students. Finally, I concentrate on teacher performance evaluation and on how supervision can foster a reflexive mood that improves the professional development of teachers and hence the literacy of students. The writing of this narrative has greatly contributed to critically analyze my own teaching practices and those of my colleagues, whom I work with every day. I believe that this experience will enabled me to introduce some changes in my practice and I hope that from this moment on, I will be able to influence others around me so that together we can achieve better performances as educators and thus better the results of our students.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/11940
Aparece nas colecções:R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
FEP - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.