Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/11913
Título: A supervisão, a aprendizagem diferenciada e a motivação
Autor: Coelho, Lúcia Maria Araújo Rodrigues
Orientador: Palmeirão, Cristina
Palavras-chave: Projeto Fénix
(in)Sucesso Escolar
Cultura de Escola
Supervisão Reconceptualizada
The Phoenix Project
School Success/Failure
School Culture
Conceptualized Supervision
Data de Defesa: 2012
Resumo: O presente estudo procura analisar o papel da supervisão no desenvolvimento, articulação e consolidação do Projeto Fénix. Estratégia elaborada para combater o insucesso e abandono escolares, o Projeto Fénix alicerçou a sua práxis num conjunto de atitudes inovadoras que vão desde uma nova conceção das estruturas organizacionais, até à prática de uma efetiva política educativa de inclusão, onde a diferença se apresenta como base da igualdade, numa preservação da identidade de cada 'Eu', face a cada 'Outro'. Neste sentido e tendo como critério pedagógico essencial o ritmo e as significâncias subsunçoras da aprendizagem de cada aluno, pratica-se a pedagogia diferenciada, executa-se uma avaliação individualizada, elaboram-se materiais específicos, adaptam-se os programas, flexibiliza-se o currículo. Tudo isto devida e sistemicamente monitorizado por uma supervisão flexível, dialogante, propiciadora de uma formação pessoal e profissional, já que alicerçada numa articulação promotora de uma efetiva cooperação e partilha, de uma permanente reflexão na e sobre a ação, enfim, de uma supervisão reconceptualizada. Começando por fundamentar teoricamente os conceitos operacionais do estudo, nomeadamente os de insucesso escolar, cultura e clima de escola, o estudo envereda, na segunda parte, por uma metodologia de cariz qualitativo onde, através de uma entrevista semiestruturada, se analisam as opiniões de um conjunto de supervisores envolvidos no Projeto, a nível nacional. Como se depreende da análise dos resultados, o entendimento dos entrevistados é de que a supervisão desenvolvida é fundamental para os resultados do Fénix, serve de elo de ligação entre os diversos atores intervenientes no Projeto e contribui para a emergência de uma nova vertente na cultura de escola, a do 'prático reflexivo', sendo igualmente fator decisivo na consecução dos objetivos primordiais do Fénix, a progressiva irradicação do insucesso e abandono escolares, num clima cada vez mais propiciador do bem-estar pessoal e coletivo da comunidade educativa em geral e dos participantes diretos no projeto, em particular.
The present study seeks to examine the role of supervision in the development, coordination and consolidation of the Phoenix Project. As a strategy designed to strive against dropping out of school and school failures, the Phoenix Project had cemented its praxis on a set of innovative attitudes ranging from a new conception of organizational structures, to the practice of an effective educational policy of inclusion, in which the difference is presented as the basis of equality, in the preservation of the identity of each 'I', facing each 'Other'. In this sense, and having as an essential pedagogical criteria the pace and the supportive significances that support each student’s learning, a differentiated pedagogy is practiced, an individualized assessment is carried out, specific materials are made, programs are adapted, and the curriculum is made flexible. All this due to accordingly and systemically monitored by an appropriate and flexible ,dialoguing, supervision providing personal and professional training, as it is based on a combination that promotes an effective cooperation and sharing of a permanent meditation on and about the action, this is, of a conceptualized supervision. Starting by theoretically supporting the study’s operational concepts, particularly by studying school failures, and the culture and climate of the school, in the second part, the study engages a methodology of qualitative nature that, through a structured interview, opinions from a group of supervisors involved in the Project, at a national level, are analyzed. As it can be seen from the analysis of the results, the understanding of the interviewees is that the supervision developed is fundamental for the results of Phoenix, it works as a link between the various actors involved in the Project and it contributes for the need of a new strand in school culture, that of the ' reflexive practice', which is also a decisive factor in achieving the fundamental goals of the Phoenix, the progressive eradication of school drop-outs and failures in an environment which promotes personal and collective welfare of the educational community in general and of the direct participants in the Project, in particular.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/11913
Aparece nas colecções:R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
FEP - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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