Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/11909
Título: A supervisão pedagógica : a gestão de um curriculo flexível num curso profissional : um caso real de ensino integrado
Autor: Lopes, António Emídio Carteiro
Orientador: Palmeirão, Cristina
Palavras-chave: Currículo Flexível
Abandono Escolar
Desporto Integrado
Flexible Curriculum
School Dropout
Sport Integrated in School
Data de Defesa: 16-Jan-2013
Resumo: Este trabalho nasceu no âmbito da nossa profissão docente e advém da importância de melhor entender as necessidades/interesses da população discente, em especial, dos alunos praticantes de desporto de alta competição e que, regularmente, apresentavam situações-problemas de assiduidade, abandono escolar e de conflito motivado pela falta de tempo para a realização de trabalhos de casa. Perante estas e outras questões identificadas ao longo do tempo e particulares para este público específico, surgiu a grande questão: de que forma podemos compatibilizar as atividades escolares e desportivas e que modalidade de ensino mais se adequa a esta problemática. A prática desportiva nas camadas jovens tem evoluído de uma forma acentuada nos últimos 20 anos, levando a uma intensificação de treinos bem como um aumento da regularidade dos mesmos. De treinos com frequência semanal de outrora, passou-se para treinos diários e, em alta competição, treinos bi-diários. Este fenómeno veio levantar novos paradigmas na relação entre a escola e o seu currículo e a prática desportiva. O tema do insucesso escolar e abandono escolares passou a fazer parte da ordem do dia para estes jovens. O gosto e a vontade de praticar desporto de alta competição pode força-los a optar pelo abandono escolar se não conseguirem compatibilizar ambas as atividades. Este estudo pretende encontrar caminhos para que, de uma forma eficaz, se consiga conciliar a prática desportiva de alta competição com a escola e o seu currículo. A gestão flexível do currículo, segundo Carlinda Leite (2003), consegue proporcionar à escola, “curricularmente inteligente”, mudanças de organização que valorizem o desenvolvimento profissional docente bem como a introdução de alterações que permitam dar respostas às necessidades dos agentes locais, que desta forma, passam a sentir-se integrados na comunidade educativa. A opção por uma oferta formativa profissional na área do desporto poderá ser uma resposta para uma gestão flexível do currículo, que permita integrar a prática desportiva de alta competição no próprio currículo, compatibilizando ambas as atividades.
This work was born as part of our teaching profession and stems from the importance of better understanding the needs / interests of the student population, especially students practicing top-level sport and regularly had problems situations-attendance, dropout and conflict motivated by the lack of time to carry out homework. Given these and other issues identified over time and individuals for this specific audience, came the big question: how can we reconcile school activities and sports and that kind of education best suited to this problem. The practice of sports within youth has developed in a strong way throughout the last 20 years, taking to a more intensifying practice as well as an increase in the regularity of practice. From a weekly based frequency, practicing has changed into daily and, in high competition, twice a day practicing. This phenomenon unveiled a new paradigm a in the relationship between school and practicing sports. The theme of school unsuccess and abandonment became part of the youth daily life. Will and love for high competition sports may force them to abandon school if they aren’t able to combine both activities. This study aims to find efficient ways to conciliate high competition sports and school, within its curriculum. A flexible management of the curriculum, according to Carlinda Leite (2003), may bring to a curricularly intelligent school, changes in organization, which not only may enrich the professional teaching development, as well as it will introduce significant changes. This will allow the answer to the necessities of the local agents, who will definitely feel integrated in the educative community. The option for a vocational offer in the area of sports may be an answer for the flexible management of the curriculum, which integrates the practice of high competition sports in its own curriculum, making both activities possible.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/11909
Aparece nas colecções:R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
FEP - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
MESTRADO SPAD FINAL Antonio.pdf2,34 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.