Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/11907
Título: Aprender a ensinar : memórias de uma viagem profissional
Autor: Neves, Maria Alice Pereira
Orientador: Alves, José Matias
Palavras-chave: Mudança
Reflexão
Trabalho-Colaborativo e Coletivo
Formação-em-situação
Supervisão
Desenvolvimento Profissional
Change
Reflection
Collaborative and Collective Work
Training in-situation
Supervision Process
Personal Development
Data de Defesa: 4-Jun-2012
Resumo: O presente trabalho consiste numa reflexão teoricamente sustentada sobre uma vivência que considero muito significativa e enriquecedora no meu percurso profissional, enquanto professora do primeiro ciclo do ensino básico, e também no meu percurso de vida pessoal. Essa vivência ocorreu durante dois anos letivos, no início da década de noventa, na Escola da Bela Vista, concelho de Gondomar, e foi marcada pela vontade de todas as professoras da escola em querer uma outra forma de trabalhar, em querer mudar e inovar o modo como se ensinava e como se aprendia na Escola da Bela Vista. O projeto de Investigação Ensinar é Investigar, implementado e desenvolvido com o apoio do Instituto de Inovação Educacional, foi a grande alavanca que impulsionou e manteve aceso esse nosso querer. Nesta reflexão, a par da narração das dinâmicas sofridas e usufruídas ao longo desses dois anos, caracterizadas, essencialmente, pelo trabalho colaborativo e coletivo, pela formação-em-situação, pela análise e reflexão e por processos supervisivos, que contribuiram para o meu desenvolvimento profissional e para a (re)construção da minha identidade profissional, é feita a sua elucidação e interpretação à luz de quadros teóricos das Ciências da Educação. Houve o cuidado de contextualizar a vivência no contexto político global. A reflexão sobre a vivência em análise, associada ao estudo que estimulou, fez interpelar/emergir alguns domínios essenciais para o desenvolvimento da escola que procura o sucesso educativo para todos, assim como para o exercício do profissional da docência.
This work is a theoretically supported reflection about a significant and enriching experience from my professional pathway, while a primary teacher, and also from my personal life path. This experience took place over two academic years, in the early 90’s, at Bela Vista school, Gondomar, and it was pointed and by a general will from the school teachers to search for a new work philosophy; to change and innovate the teaching and learning previously established at Bela Vista school. The starting point of this wave of change, and also which allowed kept it running, was the investigation project Teaching is Researching (Ensinar é Investigar) whose implementation and development was sponsored by the Institute of Educational Innovation (Instituto de Inovação Educacional). In this critical reflection the narration of the suffered and enjoyed dynamics over these two years is done in association with its elucidation and interpretation in light of the theoretical frameworks from science education. These dynamics were mainly characterized by collaborative and collective work, by training in-situation, by analysis and by refection and by processes of supervision, and overall contributed to my professional development and for the (re)construction of my professional identity. This experience was also put into the global political context. Overall this reflective work and its associated study brought up some important points for the development of a school that aims educational success for all students. In addition, essential aspects for the teachers work also emerged from the work here presented.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/11907
Aparece nas colecções:R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
FEP - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório Reflexivo.pdf492,39 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.