Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/11899
Título: Gestão escolar : marcas de um percurso profissional
Autor: Araújo, Isabel Cristina Aluai de
Orientador: Araújo, Joaquim Machado de
Palavras-chave: Percurso Profissional
Vivências
Aprendizagens
Gestão Escolar
Imagens Organizacionais
Professional Path
Personal Experience
Learnings
School Management
Organizational Images
Data de Defesa: 1-Ago-2012
Resumo: O presente relatório pretende ser um ato de reflexão sobre o percurso profissional de uma professora que partilha as suas vivências e aprendizagens e as questiona, reconstituindo o seu trajeto profissional e refletindo sobre os momentos mais marcantes do seu percurso. A forma como perceciona a sua profissão assume, obrigatoriamente, um caráter evolutivo, que fica marcado pelas experiências que viveu ao longo do seu percurso profissional e que lhe permitem reencontrar-se e redefinir a sua identidade profissional. Assim, o primeiro capítulo do relatório, assume-se como um exercício de introspeção pessoal e profissional, uma viagem interior, que a faz relembrar experiências e vivências passadas e que reaviva memórias já esbatidas, fazendo com que o seu “eu” do presente se confronte com as diversas transformações percecionadas ao longo do tempo e as questione. A dimensão do questionamento é plasmada nomeadamente no segundo capítulo, no qual é feita uma contextualização da problemática sobre a qual incide o relatório reflexivo, que se prende com as funções do diretor de escola e o debate que se gera em torno da legislação que as rege e a imagem da escola, enquanto organização, Nos capítulos três e quatro, é feita uma reflexão sobre a importância que a escola como organização tem vido a adquirir em resultado da evolução social e sobre a evolução do sistema de ensino em Portugal, mais especificamente, a gestão democrática. Revisitar esta evolução é reorganizar ideias e conceitos que se foram sedimentando nas orientações para a ação e na ação organizacional e aprofundar e consolidar o conhecimento da escola enquanto envolvente e lugar onde os professores trabalham e se desenvolvem profissionalmente. É igualmente refazer os nós da vida profissional entretecida, como é ilustrado, no quinto capítulo, com a análise de uma vivência coletiva e com os ensinamentos dela colhida para a vida pessoal e para o trabalho profissional.
This report intends to be an act of reflection about the professional path of a teacher who shares her personal experience and learnings and questions them by reconstituting her professional journey and reflecting on the most striking moments of her path, centering herself in the evolution of the Portuguese educational system and the changes as far as school management boards are concerned. The way she perceives her job compulsorily takes up an evolving form that is marked by the experiences she lived throughout her professional path and allow her to find herself again and redefine her professional identity. Thus, the first chapter of the report takes the form of an exercise of personal and professional introspection, an inner journey that allows her to recall former experiences and revive blurred memories, confronting her present “self” with all the changes perceived along her path and questioning them. The dimension of the questioning is expressed in the second chapter, with a contextualization of the problem under study, which deals with the functions of the school headmaster and the discussion about the legislation that rules them and the image of school as organization. In chapters three and four, a reflection is made about the importance school has been taking as organization in result of the evolution of society and school system in Portugal, more specifically, democratic management. Revisiting this evolution means reorganizing ideas and concepts that have been consolidating in guidelines for action and in organizational action and deepening and consolidating the knowledge of school as a place where teachers work and professionally evolve. It also means redoing the laces of professional life entangled, as shown in chapter five, with the analysis of collective experience and the teachings taken from it for personal life and professional work.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/11899
Aparece nas colecções:R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
FEP - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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