Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/11898
Título: Coordenação pedagógica : reflexões de uma viagem pelo lugar
Autor: Pereira, Nuno Alves
Orientador: Palmeirão, Cristina
Palavras-chave: Profissionalidade
Regulação
Regulação Sociocomunitária
Regulação Reflexa
Globalização
Modernidade
Axiologia
Professionalism
Regulation
Sociocommunitarian Regulation
Reflexive Regulation
Globalization
Modernity
Axiology
Data de Defesa: 30-Out-2012
Resumo: O presente trabalho constitui uma reflexão sobre o modo como se pode responder, num contexto marcado pela globalização, às exigências que a sociedade, as famílias e os alunos colocam à escola para responder às demandas por uma educação de qualidade. O cenário de mudança que se vive induz na escola processos de melhoria que centraremos nos processos de construção e afirmação de uma nova profissionalidade que se afirma pela sua capacidade de gerar um novo conhecimento de natureza prático e que o torna praxiológico pela implicação de propósitos de natureza filosófica, política e ética nas suas opções. Não considerando que a mudança se concretiza apenas pela alteração de atitude dos docentes para uma atitude colaborativa, promoveremos uma reflexão que dê coerência às mudanças na práxis docentes com as transformações que promovam uma crescente autonomia da escola pela emergência de um centro de regulação sociocomunitário.
This work is a reflection about how we can respond in a context of globalization demands that society, families and students put the school to meet the demands for quality education. The changes that we live induce in school improvement processes that will be focused on the construction and affirmation of a new professionalism, which asserts itself through its ability to generate new knowledge of a practical nature and that makes practical by implication in purpose of philosophical, political and ethical nature in their options. Excluding that change is realized only by the change in attitude of teachers to a collaborative attitude, we will promote a reflection about how to give coherence to the changes at the teaching practices with the changes that promote increased school autonomy by the emergence of a center of social- communitarian regulation.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/11898
Aparece nas colecções:R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
FEP - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RelatReflexivo_Nuno Pereira-VF.pdf1,06 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.