Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/11892
Título: Incidente crítico : desgaste das relações profissionais
Autor: Loureiro, Marília da Conceição Costa
Orientador: Palmeirão, Cristina
Palavras-chave: Avaliação
Autoavaliação
Conhecimento
Desenvolvimento
Desempenho
Incidente
Processo
Reflexão
Supervisão
Evaluation
Auto Evaluation
Knowledge
Development
Performance
Incident
Process
Reflection
Supervision/oversight
Data de Defesa: 27-Set-2012
Resumo: Com este trabalho pretende-se indagar porque é que a avaliação sendo uma necessidade das instituições e dos seus profissionais no sentido de se regularem e melhorarem, provoca conflito, sobressalto e desgaste das relações profissionais. Inicia-se por pensar o nosso percurso profissional, continuando na especificidade do papel de avaliador nas áreas do desempenho docente e autoavaliação de escola. Decorrendo desta reflexão sobre o caminho percorrido, salientamos dois momentos que consideramos pertinentes para eleger a avaliação como objeto de estudo - incidentes críticos – autoavaliação de escola e avaliação de desempenho docente. Foi realizada uma abordagem concetual com o cuidado de perspetivar os conceitos de avaliação, no desempenho dos professores, a autoavaliação de escola e a supervisão. Enveredando pelo papel do avaliador, a procura continua nos determinantes para que a função de avaliador seja compreendida e se torne uma mais-valia para o próprio e para os outros, abordando as temáticas da inteligência emocional, empatia e comunicação. Metodologicamente, convocamos a investigação qualitativa e, nesse quadro, foi dado enfase à Observação (e consequente reflexão sobre a ação), por ser a base dos registos e das inferências, sustentando a análise/reflexão na palavra da investigação educacional que nos confirma a complexidade do tema e nos aponta possíveis linhas de desenvolvimento e de conhecimento como estratégia para o nosso crescimento profissional e pessoal. O resultado obtido na elaboração1 deste trabalho fará parte integrante nas nossas práticas subsequentes.
This work intends to question why the evaluation, being both an institutional necessity and of its workers towards their own regulation and improvement, provokes conflict and shock. It begins by a thought over the professional trajectory itself, continuing with the specificity of the role of the evaluator in the areas of teacher’s performance and auto evaluation of the school. Elapsing from this reflection about what we have achieved, we reflect over two very important moments to elect the evaluation as a study object- critical incidents – auto evaluation of the school and the evaluation of the teacher performance. Finding the practical basis, it was developed a conceptual approach taking care of the perspective over the evaluation concepts, in the teacher’s development, the school’s auto-evaluation and supervision. Entering the role of the evaluator, the search continues within the determinants so that the function of the evaluator is understood and becomes an asset to himself and others, approaching such themes as emotional intelligence, empathy and communication. Methodologically, we apply the qualitative investigations, in this sense, it was given more emphasis to observation (and reflection over the actions), as it is the basis of registries and interferences, sustain the analysis versus reflection as educational training that confirm us the complexity of the theme and point us some possible guide lines to develop and to achieve the knowledge as a strategy for our professional and personal development. The obtained result from the elaboration of this work will integrate the sub-sequential practices.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/11892
Aparece nas colecções:R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
FEP - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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