Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/11890
Título: Perceções sobre o modelo simplificado da avaliação de desempenho docente : uma análise na blogosfera portuguesa
Autor: Roncha, José Luís Mendonça
Orientador: Palmeirão, Cristina
Data de Defesa: 26-Nov-2011
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo analisar as representações e perceções dos responsáveis e seguidores de três blogues portugueses, em relação ao modelo de Avaliação de Desempenho Docente (ADD) simplificado. Considerando que tanto o modelo da ADD como o fenómeno de redes sociais – Blogues – se revestem de uma inegável atualidade, controvérsia e legitimidade, pensamos que fazer uma investigação deste tipo fazia todo o sentido, não só para percebermos as perceções e fundamentos acerca da temática ADD na perspetiva de quem utiliza este modo de comunicar, como também para nos evidenciar aspetos relacionados com os agentes envolvidos, no modelo simplificado. Após, um enquadramento teórico dos conceitos sobre avaliação e a sua especificidade no que diz respeito à avaliação dos docentes, nas escolas públicas portuguesas, passamos ao que está subjacente ao trabalho nomeadamente uma definição cuidada do objeto de estudo e da metodologia de investigação. Foi desenvolvido um estudo exploratório sobre a atividade na blogosfera dirigido à temática ADD, através da análise de posts (artigos) e comments (comentários) colocados nos Blogues TERREAR, A Educação do Meu Umbigo e ProfBlog, respetivamente da autoria de José Matias Alves, Paulo Guinote e Ramiro Marques. Procedeu-se à análise de conteúdo dos dados, pela técnica de análise de conteúdo de discurso, com recurso à subtécnica de análise de enunciação. Os dados sugerem uma dicotomia entre positivos e negativos. Os sujeitos, não obstante as objeções e sugestões de melhoria, consideram a possibilidade de uma aplicação mais favorável do modelo, ou seja menos burocrático, mais alargado no período avaliativo e que seja um fator fortemente formativo, a fim de conduzir a melhores práticas educativas. Os resultados permitem-nos sugerir e elencar eventuais pistas para estudos posteriores, já que foi referido pela tutela que deverá ser revisto no final do ano letivo 2010/11.
This thesis aims to analyze the representations and perceptions of leaders/authors and followers of three Portuguese blogs, about he model of Teaching Performance Assessment (DDA) procedure. Both the ADD model and the phenomenon of social networks - Blogs - are of an undeniable today, controversy and legitimacy. We think that doing a research of this type made sense not only to realize the insights and fundamentals on the theme ADD in the perspective of those who use this mode of communicating, but also to highlight the aspects of the agents involved in the simplified model. After a theoretical framework of the concepts of evaluation and its specificity with regard to the evaluation of teachers in public schools in Portugal, we come to the work that underlies such a definition of the object of careful study and research methodology. We developed an exploratory study across the activity in the blogosphere on the topic ADD, through the analysis of posts (articles) and comments (comments) placed in Blogging: TERREAR, A Educação do Meu Umbigo and ProfBlog, respectively by José Matias Alves, Paul Guinote and Ramiro Marques. Data was analyze by the technique of content analysis of speech, using the analysis of enunciation. The data suggest a dichotomy between positive and negative. The subjects, notwithstanding the objections and suggestions for improvement, consider the possibility of a more favorable model, that is less bureaucratic, more extended period and that evaluation is a formative factor strongly in order to lead to better educational practices. The results allow us to list and suggest possible avenues for further study, as stated by the Chief Executive to be reviewed at the end of the academic year 2010/11.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/11890
Aparece nas colecções:R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
FEP - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Mestrado_TESE_UV_1_9.11_FINAL_CD_enc.pdf1,35 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.