Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/11883
Título: Diferentes contextos, um mesmo objetivo : desenvolver as pessoas que moram nos alunos
Autor: Sales, Maria do Rosário Teixeira
Orientador: Alves, José Matias
Alaíz, Vítor Manuel Miranda
Palavras-chave: Afetividade
Relação Pedagógica
Partilha
Liderança
Affection
Pedagogical Relationship
Sharing
Leadership
Data de Defesa: 28-Set-2012
Resumo: O relatório apresenta uma descrição do meu percurso profissional de 22 anos, no qual foram desempenhadas funções de Educadora de Infância e Gestora Escolar. Na segunda parte, apresenta-se uma revisão da literatura considerada relevante para o tratamento das problemáticas suscitadas pelo percurso profissional supracitado. Termina com uma conclusão em que se salienta a importância da afetividade, empatia, abertura e o diálogo na relação pedagógica; assim como, uma liderança otimista, aberta à inovação, à partilha, à troca de experiências, que encare os desafios como possibilidade de melhoria.
This report first presents a description of my twenty-two professional path, in which I worked as an infant teacher and a school manager. In the second part, there is a review of the bibliography considered as important for the treatment of the problems raised by my above mentioned professional path. I finish this report with a conclusion that enhances not only the importance of affection, empathy, openness and dialogue in the pedagogical relationship, but also of an optimistic leadership, open to innovation, sharing and exchanging of experiences that face the challenges as a possibility of improvement.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/11883
Aparece nas colecções:R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
FEP - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
relatório UCP - Rosário Sales.pdf3,73 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.