Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/11882
Título: Papel do diretor de turma na gestão curricular dos cursos profissionais
Autor: Maia, Ana Margarida de Sá Osório Lopes Dias
Orientador: Alves, José Matias
Alaiz, Vítor
Palavras-chave: Gestão Curricular
Diretor de Turma
Desenvolvimento Curricular e Ensino Profissional
Curriculum Management
Form Teacher
Curriculum Development and Professional Educational System
Data de Defesa: 28-Set-2012
Resumo: Este Relatório Reflexivo apresenta uma descrição de um percurso profissional enquanto docente ao longo de dezoito anos, durante os quais foi exercida a função de Diretor de Turma. Esta função conduziu-nos a uma reflexão sobre o papel do Diretor de Turma no contexto do ensino profissional. Ao longo destes dezoito anos, o sistema de ensino português foi marcado por sucessivas reformas e mudanças profundas. Uma delas foi o ensino profissional, que, hoje em dia, afirma-se, cada vez mais, como um meio de qualificar e formar jovens que permitam inovar e desenvolver o país. A escola secundária pública abriu os braços a essa vertente formativa, principalmente após o aumento da escolaridade obrigatória para os dezoito anos. Numa segunda parte apresentamos uma reflexão teórica sobre um conjunto de conceitos indispensáveis a uma compreensão aprofundada da referida função de Diretor de Turma, bem como a perspetiva histórica do ensino profissional no nosso país. E concluímos que a forma como a organização escolar e a sua liderança interage com o Diretor de Turma vai permitir uma mais eficaz e concreta gestão curricular. Ao diversificar práticas e estratégias pedagógicas de sala de aula, ao concretizar e adaptar o desenho curricular elaborado pela tutela e ao estabelecer pontes com o mercado de trabalho, o Diretor de Turma em conjunto com o Conselho de Turma facilita a gestão curricular. A relação que o Diretor de Turma estabelece com todos os membros da comunidade educativa, e na própria gestão curricular, permite repensar o lugar em que este deve ser colocado na organização escolar.
The present critical report is dedicated to presenting a total of eighteen years of teaching experience, in addition to the practice of being a form teacher. The latter challenges one to question the role of a form teacher in the current context of Professional Educational System in Portugal. Throughout the past eighteen years, the Portuguese Educational System has been subject to numerous and profound reforms and changes. One of which is the so called Professional Educational System, which has become more and more a means of educating youngsters who will innovate in the future, thereby contributing to the development of the country. The Secondary Public School system embraced this form of education particularly after the level of obligatory schooling was raised to the age of 18. The second section of this study presents a theoretical discussion, which develops various indispensable concepts associated with a profound understanding of the role of a form teacher. In addition, a historical perspective of the Professional Educational System in Portugal is presented. In conclusion, the manner in which the management board of a school interacts with the form teacher permits the curriculum to be managed in a more efficient and concrete manner. This because, as pedagogical teaching strategies are diversified and implemented in the classroom, as the curriculum is adapted and applied to a particular class and lastly, as a bridge is established between the school and the market place, the form teacher along with the rest of the teaching staff of a particular class, play a vital role in the management of the curriculum put forward by the Ministry of Education. The relationship that a form teacher establishes with the various elements of an educational community, as well as in terms of the implementation of the curriculum, points to the urgent necessity of reconsidering the role that should be occupied by this educational agent in the current school management system.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/11882
Aparece nas colecções:R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
FEP - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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