Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/11880
Título: O agrupamento de escolas no concelho de Braga
Autor: Rodrigues, João Sérgio Marques
Orientador: Machado, Joaquim
Data de Defesa: 8-Set-2012
Resumo: No presente Relatório reflexivo e teoricamente fundamentado analiso e problematizo uma experiência profissional desenvolvida entre 2002 e 2011 como responsável da Direção Regional de Educação do Norte em Braga: o processo de agrupamento e reagrupamento de escolas no contexto da adaptação da rede escolar aos desafios com que a mesma estava confrontada. Depois de contextualizar esta experiência na minha vida profissional como docente, analiso as normas legais que apontaram os caminhos por onde seguiu a evolução da rede escolar e convoco para a fundamentação teórica estudos científicos que se dedicaram a este tema. A Lei de Bases do Sistema Educativo vem dar um sentido à evolução desejada para o sistema e coloca na agenda um novo desafio: construir uma escola para a escolaridade básica alargada até ao 9.º ano. Ao longo de uma parte importante deste estudo revisita-se o trajeto percorrido até à concretização do movimento de associação/agrupamento de escolas que teve a sua génese experimental em 1997. Depois, analisam-se com mais pormenor as ações da administração educativa e as reações dos atores locais à implementação das políticas de ordenamento da rede escolar. A experiência profissional que se apresenta debruça-se sobre os efeitos das alterações políticas verificadas durante o processo, tanto quanto à natureza do processo de agrupamento de escolas, como quanto à natureza e dimensão da escola visada, mas também sobre as dificuldades sentidas no terreno em face das reações dos atores locais. O agrupamento de escolas, o reagrupamento de escolas que já estavam agrupadas e a agregação de agrupamentos e escolas não agrupadas são processos que enfrentam resistências e que geram ações políticas que elejo como objeto de análise. Este Relatório reflexivo e teoricamente fundamentado termina com o enunciado de alguns desafios, hipóteses de rumo, que estão colocados nesta fase do processo de evolução da rede escolar.
The present reflective and theoretically grounded Report analyses a personal professional experience, developed from 2002 to 2011, as the responsible executive of the North Region of the Education Directorate at Braga, specifically the process of schools grouping and regrouping in the context of the adaptation of this school network to the challenges it has been confronted to. After contextualising this experience in my professional career as a teacher, I analyse the legal norms that pointed to new paths the evolution of schools network has been followed. In addition, scientific research in this area is reviewed in order to get a theoretical foundation for this work. The Educational System Basis Law has contributed to give sense to the evolution wanted for the system and placed a new challenge on the agenda: constructing a school for an enlarged to the 9th grade basic education. An important part of the present study is, thus, dedicated to the process of evolution that has been carried out until the achievement of the movement of schools association/grouping which had its experimental startup in 1997. Then, educational administration actions and local stakeholders reactions to the implementation of such policies of restructuring of the schools network are analysed in detail. The professional experience here presented addresses the effects of the political changes observed along this process, both in what respects the very nature of schools grouping process and on the dimension of the schools at stake, as well as the difficulties felt on the field concerning local actors responses. Schools grouping, regrouping of previously grouped schools, and the aggregation of groupings and non-grouped schools are processes that unleash resistance and political actions that are the main object of analysis of this dissertation. The present reflective and theoretically founded Report ends by pointing out some challenges and evolution possibilities that may underscore evolution trends in the current state of schools network.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/11880
Aparece nas colecções:R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
FEP - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
O AGRUPAMENTO DE ESCOLAS NO CONCELHO DE BRAGA.pdf1,51 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.