Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/11866
Título: Retális, Cooperativa Rádio Táxis de Lisboa, CRL : the decline in the taxi industry
Autor: Antão, Diogo Gonçalo Simões
Orientador: Guedes, Nuno Magalhães
Data de Defesa: 9-Fev-2012
Resumo: After a little more than 30 years of existence, in 2008 the cooperative Retalis faced one of the biggest crisis since its foundation. Some of its associates, dissatisfied with the service were leaving the company. There were also unsatisfied end-consumers with the lack of effectiveness and the waiting time of the service. The internal problems aligned with a general economic crisis, rising of oil prices and the growth of the largest competitor (Autocoope) led Retalis president to propose the adoption of a new allocation of services system, the GSM/GPRS system. The company’s deadlock in 2008 offers then a series of discussion possibilities on courses of strategy or innovation. In addition to the case study, the dissertation also includes a literature review that contains the suggested concepts and frameworks that can be used to analyze and assess the company’s situation, internal and external environment and the new technology adoption impact. Finally the teaching note suggests an approach to the case that might be used to guide a class discussion or the preparation of it. Through the case analysis it is possible to conclude that the adoption of the GSM/GPRS system can be optimal because it would improve Retalis performance and, above all, create a source of competitive advantage over competitors in the taxi industry. However, there were also some threats and barriers for the new system adoption like the economic crisis, the associates characteristics and a deeply rooted working culture. The strategy of the new system adoption will only succeed if the company is able to motivate most of its associates and to raise awareness of this change through a marketing campaign.
Após pouco mais de 30 anos de existência, a cooperativa Retalis enfrentava em 2008 uma das maiores crises desde a sua fundação. Alguns dos seus associados, insatisfeitos com o serviço prestado estavam a abandonar a empresa e existia igualmente uma procura de clientes insatisfeita com a eficácia do próprio serviço e o tempo de espera para ter um táxi a sua porta. Os problemas internos alinhados a toda uma crise económica geral, o aumento dos preços do petróleo e o crescendo de associados pela maior concorrente Autocoope fizeram o seu presidente propor a adopção de um novo sistema de atribuição de serviços, o sistema GSM/GPRS. A situação de impasse da empresa em 2008 oferece então uma série de possibilidades de discussão em cadeiras de estratégia ou de inovação. Para além do caso de estudo, a dissertação inclui também uma revisão de literatura que contém a sugestão de conceitos e ferramentas que podem ser utilizados para analisar e avaliar a situação da empresa, o ambiente interno, externo e o impacto da adopção de uma nova tecnologia. Por último, a nota de ensino sugere uma abordagem ao caso que poderá servir de base a uma discussão em aula ou preparação para a mesma. Através da análise do caso, é possível concluir que a adopção do sistema GSM/GPRS poderá ser óptima pois iria melhorar a performance e acima de tudo criar uma vantagem competitiva para com os competidores na indústria do táxi. Contudo também existiam algumas ameaças e entraves há adopção deste novo sistema como a crise económica, as características dos associados e toda uma cultura de trabalho extremamente enraizada. A estratégia de adoptar o novo sistema só terá sucesso se a empresa for capaz de motivar maior parte dos seus associados e através de uma campanha de marketing dar a conhecer esta mudança.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/11866
Aparece nas colecções:R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
FCEE - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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