Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/11837
Título: Extensão média do enunciado : obtenção de valores padrão para o português europeu em crianças de 4 anos (4;00-4;05)
Autor: Cacela, Mariana
Orientador: Mineiro, Ana
Santos, Maria Emília
Palavras-chave: Linguagem
Infância
Discurso
EME-p
Género
Escolaridade
Language
Childhood
Speech
MLUw
Gender
Parents Education
Data de Defesa: 3-Abr-2013
Resumo: A Extensão Média do Enunciado (EME) é uma medida de análise de amostras de discurso espontâneo que desde há vários anos tem sido estudada e aplicada nos mais diversos estudos noutras línguas. Através dela tem sido possível auxiliar terapeutas e linguistas na avaliação de perturbações de linguagem, orientar planos de intervenção, estudar o desenvolvimento da linguagem de crianças para uma determinada língua e o desenvolvimento de crianças bilingues. Para o Português Europeu ainda não são conhecidos valores que permitam utilizar esta medida, pelo que se desenvolveu um projeto que envolve o estudo de crianças dos quatro aos cinco anos e cinco meses. A presente dissertação tem como principal objectivo a obtenção do valor padrão da EME em palavras (EME-p) de crianças de 4;00 a 4;05 anos de idade. Pretende-se, ainda, perceber se estes valores são influenciados pelo género das crianças e pelo nível de escolaridade dos seus pais. Participaram no estudo 30 crianças residentes e a frequentar jardins de infância da área da grande Lisboa, com desenvolvimento típico da linguagem, cujo discurso foi gravado (um mínimo de 100 enunciados por criança), transcrito e depois analisado. A EME-p de cada criança foi calculada, sendo depois obtida a média das 30 amostras recolhidas, sendo, desta forma, obtido o valor médio de EME-p para esta faixa etária. Não foram observadas diferenças significativas ao nível do género nem influência da escolaridade dos pais.
Mean Length of Utterance (MLU) is a spontaneous language sample analysis measure that has been used for many years and applied in a number of different studies in other languages. Through this measure, speech therapists and linguistics have been able to evaluate language disorders, plan their interventions, and study children’s language development in a specific language and in bilingual children. For the European Portuguese language, values haven’t been obtained to realise if this is a good measure to be used with Portuguese children. Therefore, a project was developed to study this measure in children between the ages of 4 and 5 and a half years old. This dissertation’s main goal is the obtainment of values of MLU in words (MLUw) from 4;00 to 4;05-year-old children. It is also intended to understand if theses values are influenced by the child’s gender or its parents’ educational level. 30 children, living and attending kindergartens in the area of great Lisbon participated in this study, all presenting typical language development. Their speech samples were recorded (a minimum of 100 utterances per child), transcripted and then analysed in terms of MLUw. Each child’s individual MLUw was calculated, followed by the obtainment of an average of the 30 samples collected and thus found the mean value of MLUw for this age group. No significant differences were observed in terms of the child’s gender and the parents’ education level doesn’t seem to influence the child’s MLUW.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/11837
Aparece nas colecções:ICS(L) - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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